Boletim: Time SP conquista primeira medalha nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024
Brasil leva três medalhas na natação no 1º dia de competições, sendo uma prata por atleta do Time SP Paralímpico
- Data: 29/08/2024 17:08
- Alterado: 29/08/2024 17:08
- Autor: Redação
- Fonte: SEDPcD
Phelipe Rodrigues
Crédito:Alexandre Schneider/CPB @aleschneider
Os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 começaram e o Time SP Paralímpico já conquistou sua primeira medalha, uma prata com o nadador Phelipe Rodrigues nos 50m livre da classe s10. Dezesseis esportistas do Time SP disputaram vagas e medalhas em cinco modalidades: bocha, natação, tênis de mesa, goalball e vôlei sentado. Nos jogos, a equipe brasileira se destacou com três pódios no primeiro dia de competição.
O quadro de medalhas do primeiro dia ficou assim: a China em primeiro lugar com 5 medalhas (4 ouros e 1 prata), seguida pela Grã-Bretanha com 6 (2 ouros, 3 pratas e 1 bronze) e Itália com 9 (2 ouros, 2 pratas e 5 bronzes). O Brasil terminou o dia na sétima posição com 3 medalhas (1 ouro, 1 prata e 1 bronze).
Bocha
Maciel Santos venceu por WO o jogador da Tunísia na primeira disputa da fase de grupos individual na categoria BC2. Já no individual feminino, Evani Calado venceu a adversária portuguesa por 8 a 2, enquanto Evelyn Oliveira perdeu para a atleta da Grã-Bretanha por 5 a 1.
Goalball
A equipe masculina, formada por atletas do Time SP, venceu os donos da casa pelo placar de 8 a 5 em uma partida bem disputada. O Brasil volta a jogar nesta sexta-feira (30) contra os EUA, às 4h (horário de Brasília).
Natação
Esta modalidade teve o maior número de atletas do Time SP competindo neste primeiro dia. Foram cinco nadadores em ação, incluindo Phelipe Rodrigues: o primeiro atleta a subir no pódio em Paris. O nadador da classe S10 conquistou a prata nos 50m livre.
Também disputaram finais os atletas Andrey Madeira nos 400m livre da classe S9; Ana Karolina Oliveira nos 100m borboleta da classe S14; Esthefany Rodrigues nos 200m livre da classe S5; Lucilene Souza nos 100m borboleta da classe S13. Ana Karolina Oliveira, Esthefany Rodrigues e Lucilene Souza não avançaram às finais de suas categorias.
Tênis de mesa
No tênis de mesa, a dupla brasileira formada por Claudio Massad, atleta do Time SP, e Luiz Filipe Manara venceu os espanhóis por 3 a 1 e garantiu vaga para as quartas de final da classe MD18. Também em duplas, Joyce Oliveira, do Time SP, e Cátia Oliveira garantiram vaga no pódio da classe WD5, para atletas cadeirantes. A outra dupla brasileira em disputa foi Bruna Alexandre e Paulo Salmin, que venceram a dupla sueca por 3 a 0. Salmin também faz parte do Time SP.
Vôlei sentado
A estreia da equipe feminina de vôlei sentado nos Jogos Paralímpicos foi marcada por uma vitória contundente por 3 a 0 (parciais de 25/13, 25/10 e 25/07) sobre Ruanda. Destaque para a ponteira Suellen Dellangelica, que marcou 23 pontos durante o jogo, e para a atacante Janaína Petit, que marcou 9 pontos. O Brasil volta a jogar neste sábado (31) contra o Canadá, às 15h (horário de Brasília).