Boletim sobre a situação de serviços afetados pelas chuvas – 16/11 – 9H
Equipes estão atuando em diversas regiões do estado, desde o final da tarde de ontem (15), com as fortes chuvas com rajadas de vento que ultrapassaram os 70km/h
- Data: 16/11/2023 09:11
- Alterado: 16/11/2023 09:11
- Autor: Redação
- Fonte: Governo de SP
Crédito:Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil estadual estão com as equipes atuando em diversas regiões do estado, desde o final da tarde de ontem (15), com as fortes chuvas com rajadas de vento que ultrapassaram os 70km/h em municípios da Região Metropolitana de São Paulo e das regiões de Sorocaba, Campinas, Piracicaba e Ribeirão Preto.
Foram registrados mais de 180 chamados em ocorrências com danos em muros, casas e destelhamentos, além de enchentes, quedas de árvores e desabamentos.
Alguns bairros da Capital e Região Metropolitana de São Paulo foram afetadas por nova queda de energia elétrica na noite de quarta (15). O abastecimento de energia é de responsabilidade da concessionária, regulada pelo Governo Federal.
ABASTECIMENTO DE ÁGUA NA GRANDE SÃO PAULO
A Sabesp informa que as localidades de Itapecerica da Serra, Embu das Artes, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e de bairros da zona sul de São Paulo, como Capão Redondo, Jardim Ângela, Parque Santo Antônio e Jardim São Luís, estão com o abastecimento em recuperação devido a queda de energia elétrica. Na segunda (13), houve interrupções sucessivas que afetaram parte da área abastecida pelo Sistema Guarapiranga.
A Sabesp está realizando manobras operacionais para reduzir o impacto. A retomada do fornecimento, que está ocorrendo gradualmente, vem sendo mais lenta em virtude da alta de consumo causada pela onda de calor. A previsão é que a recuperação do abastecimento ocorra durante esta quinta-feira (16). Quedas de energia também afetaram equipamentos da Companhia na região do Tremembé, na zona norte, e Franco da Rocha.
O Governo de SP orienta aos moradores que dispõem de água o uso consciente para melhor recuperação de todo o sistema de distribuição de água.
ALERTA PARA NOVAS TEMPESTADES COM RAJADAS DE VENTO
A Defesa Civil do Estado, por meio do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), emitiu alerta de tempestades e rajadas de vento intensas com validade entre sexta-feira (17) e domingo (19). A soma do calor com a umidade proveniente da Amazônia e a passagem de uma frente fria criarão condições para pancadas de chuva forte no Estado de São Paulo. Além disso, existem condições para temporais, seguidos por raios, granizo e rajadas de vento intensas.
As rajadas de vento poderão variar entre 60 e 80 km/h, podendo alcançar, antes ou durante as chuvas, até 100 km/h.
Já para as condições de chuvas, na Região Metropolitana de São Paulo, Campinas e Sorocaba, acumulados devem ser de 100 mm. Em São José dos Campos, Litoral Norte, Vale do Paraíba, Vale do Ribeira, Itapeva e Serra da Mantiqueira de até 150mm. Baixada Santista, 120 mm. Para as regiões de Presidente Prudente, Marília e Bauru, a previsão é de chuva com acumulados de até 90 mm. São José do Rio Preto, Araçatuba e Araraquara, 80 mm. E para as regiões de Franca, Barretos e Ribeirão Preto, 70 mm.
ORIENTAÇÕES DA DEFESA CIVIL DO ESTADO
Evite áreas arborizadas durante a tempestade, devido ao risco de quedas de árvores, e mantenha-se informado por meios oficiais para receber informações atualizadas sobre as condições climáticas e possíveis alertas.
Ao identificar sinais de ventos intensos, busque abrigo em locais seguros, longe de estruturas suscetíveis a danos, como postes, árvores ou fiações elétricas. Antecipe-se a possíveis incidentes verificando a estabilidade de árvores próximas à sua residência e, caso identifique riscos, acione autoridades competentes para avaliação e providências.
Certifique-se de que objetos soltos em áreas externas, como móveis de jardim e utensílios, estejam devidamente guardados para evitar danos materiais e acidentes. Na condução, reduza a velocidade em condições adversas, mantendo distância segura de outros veículos, e esteja atento a possíveis bloqueios viários devido a quedas de árvores e alagamentos.