Bike Sampa inaugura 18 novas estações dentro da USP
Expansão do serviço de bicicletas compartilhadas na Cidade Universitária atenderá 5 mil, facilitando também o deslocamento de estudantes na cidade
- Data: 04/03/2020 15:03
- Alterado: 04/03/2020 15:03
- Autor: Redação
- Fonte: Bike Sampa
Lane for bicycles on a blue roadway.
Crédito:Depositphotos
O Bike Sampa, sistema de bicicletas compartilhadas operado pela Tembici e patrocinado pelo Itaú Unibanco, inaugura, em 5 de março, 18 novas estações na capital paulista, desta vez no campus da Universidade de São Paulo (USP), zona oeste da cidade.
A expectativa é que cerca de 5 mil pessoas utilizem o sistema de bikes compartilhadas diariamente. Segundo Maurício Villar, COO da Tembici, cada vez mais o Bike Sampa passará a ocupar pontos estratégicos da cidade. “A expansão desse serviço na USP é um marco muito importante para nós, e a nossa expectativa com essas novas estações é conseguir atender cada vez mais pessoas”, comemora Villar.
A bicicleta está presente na vida dos paulistanos, principalmente durante a semana, em deslocamentos de até 3 km de distância. “Comparando 2018 e 2019, por exemplo, foi registrado o aumento de 141% no número de viagens no Bike Sampa. Hoje, a mobilidade urbana é uma das nossas principais causas, e nossa atuação está voltada para fomentar as iniciativas que contribuam para a formulação de políticas públicas que promovam a bicicleta como meio de transporte”, diz Luciana Nicola, superintendente de Relações Institucionais, Sustentabilidade e Negócios Inclusivos do Itaú Unibanco.
Para utilizar o serviço, é necessário realizar o cadastro pelo site www.bikeitau.com ou pelo App Bike Itaú. Os preços vão de R$8, para o plano de uso diário, a R$160, para o plano anual. As novas estações do Bike Sampa estarão na USP, nos seguintes endereços:
243 |
Bancos/Reitoria |
AV. PROF. LUCIANO GUALBERTO, 600. NA PRAÇA DOS BANCOS EM FRENTE AO BANCO DO BRASIL |
244 |
Metrô Butantã |
Rua Engenheiro Bianor, em frente ao número 50 / esquina com Av. Vital Brasil |
245 |
P1 |
Praça Professor Reinaldo Porchat, em frente a Academia de Polícia e próximo ao Portão 1 da USP |
246 |
Portão CPTM |
Av. Professor Mello Moraes, próximo ao acesso à estação Cidade Universitária da CPTM |
247 |
CEPE |
Estacionamento em frente a entrada do Centro de Práticas Esportivas da USP |
248 |
Biblioteca Brasiliana |
Av. Luciano Gualberto, em frente à entrada de trás da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin USP |
249 |
Bandejão Central |
R. DO ANFITEATRO, PRÓXIMO À ESQUINA COM A R. DA PRAÇA DO RELÓGIO |
250 |
Bandejão Química |
Av. Lineu Prestes, entrada do Bandejão da Química USP |
251 |
FEA |
Av. Luciano Gualberto, em frente ao número 908 / Faculdade de Economia e Administração da USP |
252 |
Psicologia |
Av. Prof. Mello Moraes, estacionamento da Psicologia USP / atrás do ponto de ônibus ‘Praça do Relógio’ |
253 |
Biênio POLI |
Travessa 2, estacionamento do prédio do Bienio da Escola Politécnica da USP |
255 |
Bandejão Física |
Travessa R, na entrada para o Bandejão da Física USP |
256 |
Bandejão Prefeitura |
Av. Almeida Prado, em frente ao número 1280 / próximo a entrada da Prefeitura USP |
257 |
Hospital Universitário |
Av. Lineu Prestes, próximo ao número 2565 / próximo ao ponto de ônibus do Hospital Universitário USP |
258 |
Odontologia |
Av. Prof. Lineu Prestes, próximo ao número 2227 / Odontologia USP, próximo ao ponto de ônibus da odontologia |
259 |
Vila Indiana |
Av. Lineu Prestes, oposto ao número 1374 / próximo ao acesso Vila Indiana |
260 |
P3 |
Atrás da praça 5, ponto de ônibus do P3. Perpendicular à rua Professor Marques de Paiva, em frente à rotatória |
Com presença em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador e Grande Recife, além de Santiago, no Chile, e Buenos Aires, na Argentina, a Tembici é uma empresa latino-americana que nasceu na USP, e voltar à universidade tem um significado especial. “Em 2009, a partir do meu TCC, criei o Pedalusp, uma iniciativa para o desenvolvimento e implementação de um sistema de bicicletas compartilhadas dentro da Universidade de São Paulo. Durante anos, eu e meus sócios enfrentamos diversos desafios para inserir a bicicleta nos centros urbanos, até que, em 2017, adquirimos e começamos a gerenciar os principais projetos de bicicletas compartilhadas do Brasil. Entregar estas 20 estações na USP era uma das minhas metas e, finalmente, estou realizando”, conclui Villar.