Biden avança – “A democracia, às vezes pode ser complicada”.
Na Pensilvânia, onde uma vitória já garantiria a eleição, já são mais de 28.000 votos de diferença. Em Nevada e na Geórgia o democrata ampliou a liderança. Em breve, contagens atualizadas
- Data: 07/11/2020 11:11
- Alterado: 07/11/2020 11:11
- Autor: Alex Faria
- Fonte: NYT
Crédito:
A contagem dos votos continua, lentamente …
“É tão lento quanto avança”, disse Biden, descrevendo como assistia aos números pingarem na televisão. “Por mais lento que seja, pode ser entorpecente.”
A vitória aparece ao alcance de Biden conforme sua liderança se amplia. Já se passaram quatro dias e a contagem continua com a equipe de contagem oficial de votos sobrecarregados com o número recorde de votos feitos pelo correio devido à pandemia, com intensa, fiscalizada, lenta e meticulosa apuração.
Mas não é novidade. Nas eleições de 2000 a definição para que a Suprema Corte encerrasse a contagem e declarasse efetivamente George W. Bush o vencedor sobre Al Gore, durou 36 dias.
Independentemente, o palco ao ar livre já está montado em Wilmington, Del. para Joseph R. Biden Jr. falar à nação o discurso de vitória como o presidente eleito. Nesta sexta-feira, perto das 23 horas, Biden se aproximou do palco falando sobre o que pretendia fazer como presidente e, ao mesmo tempo, garantindo aos americanos que “seu voto será contado”. Não fez o discurso da vitória; faixas, holofotes e pessoas prontas para aclamá-lo, juntamente com sua companheira de chapa, a senadora Kamala Harris, aguardavam. A contagem de votos continua e os candidatos ainda não podem se aclamar vencedor. Lentidão tortuosa!
Estranhamente, nesta sexta-feira, o atual presidente, Donald Trump, ficou recluso. Com os votos pendentes reduzindo e a vantagem de Biden aumentando, Trump prepara a carga de desafios legais para não perder as eleições.
A entrega do cargo, o que é tradicional para o candidato derrotado, no caso da real derrota de Trump, não deve acontecer assim simples. Diferentemente do presidente que antecipadamente declarou a vitória, o Democrata Biden adota outra postura. Não é de seu interesse político declarar vitória unilateralmente, evitando alimentar a teoria da conspiração que está sendo defendida pelo presidente e seus apoiadores de que os democratas estão tentando roubar a eleição.
Lentamente a contagem continua. E olhos atentos em cada voto proclamado.