Bia Haddad vira e mantém Brasil vivo na BJK Cup
Com direito a um pneu no segundo set, Bia Haddad passa por rival alemã e Brasil continua na disputa por vaga nas finais da copa do mundo do tênis feminino
- Data: 13/04/2024 18:04
- Alterado: 13/04/2024 18:04
- Autor: Rodilei Morais
- Fonte: ABCdoABC
Bia Haddad em quadra em partida da BJK Cup
Crédito:Rodilei Morais/ABCdoABC
O começo do jogo não foi fácil, mas a tenista Beatriz Haddad Maia conseguiu uma virada sobre a Anna-Lena Friedsam e o Brasil conquistou o primeiro ponto contra a Alemanha na Billie Jean King Cup. Em jogo de três sets, Bia Haddad teve uma atuação expressiva nas duas últimas parciais, fechando a partida em 5-7, 6-0 e 6-1.
Era tudo ou nada para o Brasil: como os confrontos da BJK Cup são definidos em melhor de cinco partidas, as duas vitórias da Alemanha nesta sexta-feira (12) no Ginásio do Ibirapuera obrigam as representantes nacionais vencerem todos os duelos de sábado. A atleta a iniciar esta campanha de recuperação foi a número 1 do país, Bia Haddad Maia — que ontem foi derrotada por Laura Siegemund por 2 sets a 0.
Com a torcida brasileira em peso — e fazendo muito barulho — os primeiros games da tarde foram todos de Bia. A tenista abriu uma vantagem de duas quebras em relação à adversária, abrindo 4-0. Anna-Lena conseguiu, porém, reverter o prejuízo. Além de confirmar seus próximos serviços, foi ela quem pode frustrar a oponente em sequência. Friedsam fechou a primeira parcial em um saque de Bia Haddad, deixando a torcida com receio de voltar para casa mais cedo do que o planejado.
A reação de Bia Haddad
Se ontem, em coletiva de imprensa, Bia falou sobre como tem sido difícil para ela manter o equilíbrio emocional ao sofrer um revés durante o jogo, a paulista entrou com a cabeça erguida para o segundo set. Com um jogo intenso, subindo bem à rede e sacando com precisão, Bia Haddad superou as inseguranças da melhor forma possível: com um pneu — termo usado quando um tenista vence um set por 6 a 0.
Reagindo muito mais hoje ao apoio da torcida, Bia aproveitou ao máximo o apoio dos fãs. Chamando o público para jogar junto, vibrando e gritando após pontos decisivos, a 13ª do ranking da WTA foi novamente dominante. A vitória veio com uma quebra de saque sobre Friedsam, fechando a parcial decisiva e 6-1.
Brasil vivo na Billie Jean King Cup
O primeiro confronto previsto para hoje no Ginásio do Ibirapuera era, na verdade, de Bia contra Tatjana Maria — que ontem venceu Laura Pigossi por 2 sets a 1. Como os capitães dos times podem fazer alterações nas jogadoras escaladas para cada partida, a equipe alemã entrou com uma atleta descansada — a estratégia não foi o suficiente para passar pelo Time Brasil.
As anfitriãs seguem agora em busca do empate na disputa e, dessa vez, foi a vez delas de fazer uma substituição. Pigossi fica no banco enquanto Carolina Meligeni Alves entra em quadra contra Laura Siegemund. O jogo pode ser acompanhado ao vivo pelo YouTube.
Caso Carol saia vencedora do embate, a rodada classificatória da Billie Jean King Cup será definida em uma partida de duplas. As escalações previstas para o desempate são de Bia Haddad Maia e Luisa Stefani pelo lado brasileiro e Anna-Lenda Friedsam e Angelique Kerber — ex-número 1 do mundo e vencedora de três Grand Slams — pela Alemanha.