Bênção aos Motoristas: Tradicional evento do São Cristóvão Saúde atendeu 1.400 veículos
Padres deram a bênção aos condutores e passageiros que transitaram pela região da Mooca
- Data: 03/08/2023 16:08
- Alterado: 03/08/2023 16:08
- Autor: Redação
- Fonte: São Cristóvão Saúde
XXI Bênção aos Motoristas
Crédito:Divulgação
Pelo vigésimo primeiro ano, o Grupo São Cristóvão Saúde realizou mais uma edição da Bênção de São Cristóvão, em homenagem ao Santo Padroeiro dos Motoristas e Patrono da Instituição. Conhecida tradicionalmente pelos moradores da região e bairros adjacentes, a benção foi realizada, das 7h ao meio dia, na Rua Terenas – em frente ao Pronto-Socorro do São Cristóvão Saúde.
Na ocasião, 1.400 veículos, incluindo carros, motos, vans, caminhões e ambulâncias receberam a benção, através dos Padres Jesus e Laurício, da Igreja São Pedro Apóstolo – Mooca, e do Padre Benedito, da Paróquia São Pedro Apóstolo – Vila Industrial. Todos os motoristas também foram contemplados com brindes exclusivos São Cristóvão Saúde, contendo oração do Santo e chaveiro.
“A Benção de São Cristóvão tem como principal objetivo benzer veículos e seus condutores, que recebem a proteção do nosso Santo patrono. Além dos motoristas, muitos pedestres e famílias também fazem questão de parar e receber a benção. Um momento de devoção e fé. E isso é, sem dúvida, algo muito gratificante para nós”, afirma o Presidente/ CEO do São Cristóvão Saúde e Presidente da Santa Casa de Francisco Morato, Engº Valdir Pereira Ventura.
A história de São Cristóvão
Cristóvão da Lícia viveu na região da Ásia Menor. Por sua altura, era considerado um gigante e, para agradar Jesus, passou a viver perto de um rio caudaloso. Lá, ele fazia a travessia de pessoas que precisavam de transporte de uma margem à outra, como forma de fazer bem aos semelhantes, já que tinha muita força para vencer as poderosas águas. Certo dia, ele carregou uma criança que se tornou insuportavelmente pesada. A criança revelou ser Jesus Cristo, e o peso que São Cristóvão sentira era o peso do mundo em seus ombros.
Essa história representa a ideia de que servir aos outros é servir a Deus. Após esse milagre, foi martirizado pelo imperador Décio, na região de Lícia, com o corpo transpassado por barras de ferro, e posteriormente cravejado com flechas. Sobreviveu a essa tortura e foi decapitado, não negando sua fé mesmo sob tamanho sofrimento. Dado que muitos motoristas transportam pessoas de um lugar para outro, a figura de São Cristóvão foi associada à proteção dos viajantes e dos motoristas em particular, sendo frequentemente representado segurando um bastão de viagem e com o Menino Jesus nos ombros, simbolizando sua proteção aos viajantes.