Banco de Alimentos de Diadema presta serviços à população carente

A Secretaria de Segurança Alimentar da prefeitura de Diadema presta inúmeros serviços à população da cidade, visando diminuir o desperdício de alimentos e acabar com o problema da desnutrição. Entre seus departamentos está o Banco de Alimentos, que recebe doações de mercados, produtores e pessoas físicas e repassa para entidades assistenciais. As doações podem ser […]

  • Data: 29/08/2013 18:08
  • Alterado: 29/08/2013 18:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD
Banco de Alimentos de Diadema presta serviços à população carente

Crédito:

Você está em:

A Secretaria de Segurança Alimentar da prefeitura de Diadema presta inúmeros serviços à população da cidade, visando diminuir o desperdício de alimentos e acabar com o problema da desnutrição. Entre seus departamentos está o Banco de Alimentos, que recebe doações de mercados, produtores e pessoas físicas e repassa para entidades assistenciais.

As doações podem ser feitas por pessoas físicas ou jurídicas, direto na sede do Banco. Depois de recebidos, os alimentos passam por uma triagem, na qual são descartados os que estiverem estragados e fora do prazo de validade. A equipe ainda recupera embalagens danificadas de produtos em condições de consumo.

Depois da triagem, os mantimentos passam por avaliação com os nutricionistas do local e são separados em duas categorias: hortifrutigranjeiros e alimentos secos. Após a separação, as doações são disponibilizadas para as 87 entidades cadastradas no programa.

Além de alimentos não-perecíveis, podem ser doados ao Banco de Alimentos produtos de higiene pessoal, roupas e utensílios domésticos.

O Banco de Alimentos de Diadema recebeu mais de 311 toneladas de mantimentos de janeiro a julho deste ano. Eles pretendem implementar ações nas quais aumentem a arrecadação, como é o caso do “trote solidário”, realizado pela Fundação Florestan Fernandes no início de cada semestre letivo.

CURSOS – O Banco oferece cursos às entidades cadastradas. São ministradas palestras sobre higiene, manipulação de alimentos e alimentação saudável, entre outros temas. Há ainda oficinas de culinária que ensinam receitas com cascas e talos de alimentos, incentivando o aproveitamento integral. O Programa de Educação Alimentar e Nutricional de Diadema (PEAND), da Secretaria de Segurança Alimentar, também oferece cursos voltados ao combate do desperdício, e qualquer pessoa que tenha interesse pode participar.

Serviço
Banco de Alimentos
Rua Amélia Eugênia, 397 – Centro.
Tel.: (11) 4057-8008 / 4057-8025

Compartilhar:
1
Crédito:Marcos Luiz
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 29/08/2013 06:08
  • Alterado:29/08/2013 18:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados