Balanço da Brock – 18/08/2022
Aqui você encontra diversidade, democracia, política, eventos, economia, cultura, sociedade, miscigenação, bichos e muito mais. Tudo junto e misturado
- Data: 18/08/2022 18:08
- Alterado: 18/08/2022 18:08
- Autor: Andréa Brock
- Fonte: ABCdoABC
Crédito:
Rodrigo Garcia em São Bernardo
O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, esteve hoje cumprindo agenda em São Bernardo do Campo juntamente com Edson Aparecido, ex-secretário de Saúde de São Paulo e candidato ao Senado pelo MDB. O governador foi recebido pelo prefeito Orlando Morando, pela sua esposa, a deputada estadual Carla Morando, que é candidata à reeleição e pelo vice-prefeito da cidade, Marcelo Lima, que busca uma cadeira na Câmara dos Deputados. Garcia esteve na comunidade DER para visitar o Programa Viver Melhor. O DER é a primeira comunidade carente que surgiu na cidade na década de 1950 e foi iniciada pelos trabalhadores do então Departamento de Estradas e Rodagens (DER) do Estado, quando foi construída a via Anchieta interligando a cidade à São Paulo e à Baixada Santista. No acampamento das obras, os trabalhadores que optaram por não deixar a cidade ao término da construção da via ergueram ali suas moradias. Muitos ficaram por opção, outros por falta de condições de retornar aos seus locais de origem. Nascia então a primeira “favela” de São Bernardo, hoje um local bem estruturado e organizado.
Dia concorrido
Sábado, 20 de agosto, o município de São Bernardo completa 469 anos. E esse ano, além das festas do calendário oficial, o dia vai ser marcado pela busca por votos. Políticos da região estão com atividades marcadas na cidade, que viverá seu dia de festa. O deputado estadual Thiago Auricchio, de São Caetano, e Maurício Neves, candidato a deputado federal pelo PP, que conta com grande equipe de apoio na cidade, estão organizando um adesivaço marcado para acontecer as 10h na Avenida São João Batista, 499.
Maurício Neves é presidente do PP e disputa pela primeira vez uma cadeira na Câmara Federal. É empresário e sua bandeira é o empreendedorismo. O candidato é natural de São Caetano e tem forte ligação com o deputado federal Guilherme Mussi. Em julho, Mussi anunciou que esse ano deixaria a carreira política.
Confusão
O assunto do dia nas redes sociais de hoje foi a confusão que o presidente Jair Bolsonaro se envolveu na manhã de hoje ao agarrar na camisa e tentar tirar o celular das mãos de um youtuber ao ser provocado pelo mesmo enquanto deixava o Palácio da Alvorada em Brasília. Wilker Leão, o youtuber que tem um canal na internet, chamava o presidente de “tchutchuca do Centrão” e questionava irritado as medidas tomadas por Bolsonaro, quando foi abordado pelo presidente. O vídeo com a confusão viralizou e provocou gozação ao termo utilizado pelo youtuber para se referir ao presidente: “tchutchuca do Centrão”. Os seguranças de Bolsonaro tentaram impedir o youtuber de continuar gravando.
O youtuber
Wilker Leão mora em Brasília, é advogado e até recentemente era cabo do Exército Brasileiro. Atuava desde 2015 como auxiliar da Assessoria Jurídica da Secretaria de Economia e Finanças da instituição. Mantém um blog pessoal chamado Milico Jurídico onde faz publicações sobre direito militar, além de um canal no Youtube, onde publicou o vídeo com a confusão com o presidente.