Balanço da Brock – 10/10/2022
Aqui você encontra diversidade, democracia, política, eventos, economia, cultura, sociedade, miscigenação, bichos e muito mais. Tudo junto e misturado
- Data: 10/10/2022 18:10
- Alterado: 10/10/2022 18:10
- Autor: Andréa Brock
- Fonte: ABCdoABC
Crédito:
Haddad se encontra com Padre Júlio Lancellotti
O candidato ao governo de São Paulo. Fernando Haddad, do PT, se reuniu na manhã de hoje, 10, com o Padre Júlio Lancellotti e diversos líderes religiosos na Paróquia São Miguel Arcanjo para tratar de questões ligadas à população em situação de rua. A ideia foi apresentar seu Plano de Governo na questão que aborda o tratamento e acolhimento dessas pessoas. “Para cada situação, a gente quer oferecer soluções e vai pedir às assistentes sociais, à comunidade e também a sociedade civil que indiquem o melhor caminho para atender cada caso”. Haddad salientou que em seu Plano de governo para auxiliar as pessoas em situação de rua, o candidato conta com medidas que vão desde o fundo emergencial para combate à fome de pessoas em situação de vulnerabilidade até a previsão de cotas nos programas habitacionais, além de atendimento através de locação social, auxilio aluguel e requalificação profissional.
Eleições quentes
Não é só para presidente e governador que as eleições andam com ânimos quentes. Em Santo André, os bastidores para as eleições da nova presidência da Câmara prometem esquentar a cidade. Três vereadores estão na disputa: Edson Sardano (PSD), que pediu exoneração da Secretara de Segurança, Carlos Ferreira (PSB) e o atual presidente, Pedrinho Botaro (PSDB). “Hoje está mais fácil fazer a gestão da Câmara. Eu consegui diminuir o número de funcionários, conseguimos fazer o estudo da FIPE para iniciar uma reforma”, salientou Botaro. Sobre um terceiro mandato, o presidente afirmou que não pretende ir para essa disputa. Eu não vislumbro isso”, comentou.
Fortes no ninho
Sobre a crise do PSDB, tanto em São Paulo como no país, o presidente da Câmara de Santo André, Pedrinho Botaro, afirmou que não pretende deixar o partido. “Sou um dos nomes mais antigos do partido na cidade. Meu pai ajudou a montar o PSDB em 1989, eu não pretendo sair do partido”, afirmou Pedrinho. Na semana passada, o prefeito Paulo Serra, de Santo André, também falou da crise que o partido enfrenta e descartou a possibilidade de deixar o PSDB.
Combate à violência contra as mulheres
A senadora e candidata derrotada à presidência do país, Simone Tebet (MDB) publicou hoje em suas redes sociais uma mensagem em virtude do Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher, reforçando que essa luta deve ser constante e permanente. “Chega de violência contra a mulher. O lugar de mulher é onde ela quiser”, afirmou Tebet, que com a mão direita exibiu um X em vermelho, símbolo da luta.
Afastamento
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Carlão Pignatari, assumiu o comando do Palácio dos Bandeirantes hoje em virtude do afastamento temporário do governador Rodrigo Garcia. Como Rodrigo não tem vice, o presidente da Assembleia o substituirá. Carlão publicou uma nota em suas redes sócias. Já Rodrigo Garcia, que escreve diariamente em suas redes sociais, não comentou o afastamento.
Heliópolis terá série de Rádio e podcast sobre ciência
Nesta terça-feira, dia 11, às 15h, entra no ar pela Rádio Heliópolis, 87,5 FM, o Helipa na Ciência, uma série de seis programas sobre os diversos temas do mundo da ciência. Iniciativa do Observatório De Olho Na Quebrada, UNAS Heliópolis e do grupo de pesquisa Jornalismo Humanitário e Media Interventions (HumanizaCom), da Universidade Metodista de São Paulo, o programa conta com apoio institucional e financeiro do Instituto Serrapilheira.
Transmitido direto dos estúdios da Rádio Heliópolis, no coração da maior favela de São Paulo, o programa de estreia abordará a formação de cientistas das quebradas. Para falar sobre esse tema, o programa terá a participação da vice-presidenta da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Fernanda Antônia da Fonseca Sobral, a presidenta da Academia Brasileira de Ciência, professora Helena Nader, que também foi presidenta da SBPC, a pró-reitora de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas da Universidade Federal do ABC (UFABC), Cláudia Vieira, e o pesquisador e historiador Weber Lopes Góes, membro do Centro de Estudos Periféricos da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
Os âncoras do programa são os jovens universitários Sabrina Oliveira e Moroni Henrique, moradores da Heliópolis e pesquisadores do Observatório De Olho na Quebrada. “A forma como o projeto vem sendo tocado é maestral, levando a democracia nas escolhas de temas, propondo formações lógicas que constroem um saber fundamental. Estou extremamente otimista e contemplado com tudo que fizemos até agora e o que ainda vamos fazer”, afirma Moroni.
O objetivo do Helipa na Ciência é discutir, refletir e problematizar temas científicos que sejam de interesse das periferias, proporcionando uma profusão de saberes fundamentais para interpretar o mundo e resistir a uma época repleta de negacionismos.