Balanço da Brock – 10/08/2022
Aqui você encontra diversidade, democracia, política, eventos, economia, cultura, sociedade, miscigenação, bichos e muito mais. Tudo junto e misturado
- Data: 10/08/2022 18:08
- Alterado: 10/08/2022 18:08
- Autor: Andréa Brock
- Fonte: ABCdoABC
Crédito:
Parabéns a Eduardo Campos
A ex-ministra do Meio Ambiente, ambientalista e candidata a deputada estadual pelo Rede Sustentabilidade, Marina Silva, publicou hoje em conta no Instagram uma homenagem de João Campos, um dos filhos de Eduardo Campos, em alusão ao dia de aniversário do pai e a proximidade com o Dia dos Pais. Ex-governador de Pernambuco, Campos morreu num acidente com uma aeronave na campanha presidencial de 2014, em que ele fazia dobrada com Marina Silva. “Temos saudade do que não vivemos, um Brasil que seria certamente melhor se ele tivesse levado à Presidência da República os ideais e a capacidade de trabalho que demonstrou o governo de Pernambuco. E termina dizendo que reafirma o sonho que Eduardo Campos deixou como legado: “não vamos desistir do Brasil”. Eduardo Campos era do PSB, se estivesse vivo completaria hoje 57 anos. Ele faleceu no dia 13 de agosto de 2014 vítima de um acidente. A aeronave que o transportava caiu em Santos, no litoral Sul de São Paulo.
Artistas leem carta pela Democracia
Marisa Monte, Fernanda Montenegro, Maria Bethânia, Gal Costa, Milton Nascimento, Chico Buarque e diversos artistas divulgaram hoje um vídeo em que cada um faz a leitura de um trecho da Carta aos Brasileiros e Brasileiras em Defesa do Estado Democrático de Direito. A carta, que será lida amanhã na Faculdade de Direito da USP e simultaneamente em atos nas cinco regiões do país, já conta com mais de 800 mil adesões, cita trechos da história do Brasil no período da Ditadura em que o Congresso foi fechado, traz palavras em defesa da democracia e do sistema eleitoral e é inspirada na carta de 1977, um marco de oposição à ditadura militar, escrita e lida pelo advogado e professor Goffredo da Silva Telles Jr.
Fernanda Montenegro é quem abre o vídeo. Na sequência vem Marisa Monte e Annita. Estão previstas ainda, além da leitura da carta amanhã, manifestações artísticas e culturais, debates e marchas em defesa do Estado democrático de Direito.
De olho no Planalto
Em entrevista ontem ao programa Conversa Franca, apresentado por essa colunista e transmitido nas redes sociais do portal ABC do ABC, o ex-prefeito de São Bernardo, ex-ministro do Trabalho e da Previdência Social, Luiz Marinho, que é presidente estadual do PT e candidato a deputado federal nessas eleições pelo partido, afirmou que essa será a sua primeira campanha em que disputará um cargo no Legislativo. “Todos acham que já fui parlamentar, mas nunca ocupei cargo na Assembleia Legislativa ou no Congresso, afirmou Marinho, que em 2018 foi candidato a governador de São Paulo, obtendo 2.563.922 votos, ou seja, 12,66% dos votos válidos na época.
Duras críticas
Luiz Marinho fez duras críticas ao governo de João Doria e do presidente Jair Bolsonaro. Sobre Doria, Marinho comentou que o ex-governador destruiu a Educação do Estado e também o sistema de Saúde e que Bolsonaro empobreceu o país. “Tenho certeza que Haddad e Lula trarão de volta a esperança tanto para o povo de São Paulo como para o Brasil”, afirmou.