Balanço da Brock – 06/05/2022
Fique por dentro do que acontece nos bastidores da política, eventos, economia, cultura, social e geral
- Data: 06/05/2022 19:05
- Alterado: 09/08/2023 22:08
- Autor: Andréa Brock
- Fonte: ABCdoABC
Crédito:
Papo de mãe
Em entrevista ao programa Conversa Franca, apresentado por essa colunista na noite de ontem, 5 de maio, a jornalista Mariana Kotscho, que comanda o site Papo de Mãe, de sua autoria e é também comentarista do Bem Estar da TV Globo, falou que o projeto Papo de Mãe surgiu de sua própria experiência quando se tornou mãe e tinha que conciliar a maternidade com a jornada pesada de trabalhos como repórter de telejornal.
A jornalista já ajudou milhares de famílias em assuntos de maternidade e as aflições que cercam o ambiente familiar. “Hoje sem sombra de dúvidas o maior desafio dos pais tem sido o excessivo uso de celulares por parte dos filhos”, comentou Mariana.
Maria da Penha
Amiga de Maria da Penha desde o início de sua carreira como repórter, Mariana também desenvolve um trabalho de combate à violência contra a mulher. Ela afirma que homens violentos não praticam seus atos em virtude da bebida e do alcoolismo. “A relação é inversa”. Conforme ela comentou, o homem violento pode ter como gatilho a bebida, mas a bebida não faz dele um homem violento. “A violência faz parte da natureza desse homem”, comentou durante sua entrevista, que rendeu muitos elogios dos internautas.
Positivo
O ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, testou positivo para a Covid-19 na véspera do lançamento da chapa de Lula, PT, à presidência, marcado para amanhã, dia 7, em São Paulo. Alckmin será o vice da chapa.
O governador deverá participar de forma virtual do evento, com uma fala de aproximadamente 20 minutos. A organização do evento chegou a cogitar a possibilidade de adiar o encontro, mas está prevista a participação de 4 mil pessoas.
Alckmin terá participação estratégica na chapa. Acredita-se que ele poderá trazer votos do centro para Lula.
Perigo
Ser surpreendido com um animal na estrada é uma situação inesperada que causa tensão e perigo ao motorista e ao próprio animal. Em São Carlos, interior de São Paulo, um treinamento teórico e prático ensina alguns procedimentos que podem ajudar a evitar acidentes.
Um dos principais procedimentos indicados é reduzir a velocidade e tentar manter a calma ao avistar um animal na pista. O treinamento é realizado no Parque Ecológico de São Carlos para os funcionários da concessionária Arteris Intervias, que é responsável pela administração das vias dessa região.
Números divulgados pela Arteris apontam que neste ano a média de ocorrências deste tipo foi de 50 por mês, desde pessoas que viram animais em perigo até atropelamentos.
A Arteris indica que os motoristas dirijam com cautela e atenção redobrada quando há placas indicando a existência de animais silvestres. Ao cruzar com um animal na pista, a orientação é parar em um posto de serviço e fazer contato com a concessionária.
O Parque Ecológico de São Carlos recebe animais silvestres encontrados nas estradas que estão debilitados ou feridos.
A presença de animais nas pistas é consequência, principalmente, das queimadas e do desmatamento. Mas a sujeira tem agravado ainda mais a situação. Somente este ano, em cerca de 380 km de estrada, a concessionária recolheu cerca de 200 toneladas de lixo orgânico.
Chip
E a briga judicial em torno das búfalas de Brotas continua. Agora o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) suspendeu a obrigatoriedade da colocação de brincos de identificação nos filhotes que nasceram das búfalas que foram resgatadas de maus-tratos na fazenda Água Sumida.,
A decisão do desembargador Paulo César Ayrosa Monteiro de Andrade, considerou que todos os animais nascidos sob a guarda da ONG Amor e Respeito Animal (ARA) já tiveram instalados microchips como sistema de monitoramento e acompanhamento.
Em nota, o advogado que representa o espólio da família proprietária da fazenda informou que a decisão foi equivocada e que irá recorrer, já que não reflete os elementos probatórios dos autos principais.