Balanço da Brock – 04/10/2022

Aqui você encontra diversidade, democracia, política, eventos, economia, cultura, sociedade, miscigenação, bichos e muito mais. Tudo junto e misturado

  • Data: 04/10/2022 16:10
  • Alterado: 04/10/2022 16:10
  • Autor: Andréa Brock
  • Fonte: ABCdoABC
Balanço da Brock – 04/10/2022

Crédito:

Você está em:

PDT vai de Lula

O dia não foi de surpresas para quem acompanha o jogo de alianças dos partidos políticos do país. O PDT anunciou apoio ao ex-presidente Lula. A executiva nacional do partido realizou reunião com presidentes estaduais, deputados federais de mandato e senadores e depois de uma hora e meia de reunião, saiu a decisão. O presidente nacional do partido, Carlos Lupi, afirmou que o projeto de Lula é o que mais se aproxima do que sempre defendeu o PDT e que a decisão pelo apoio foi unânime. Ciro Gomes fez um pronunciamento nas redes sociais dizendo que acompanha a decisão do seu partido. Ciro afirmou que “espera que essa decisão ajude a oxigenar a democracia do país”. E adiantou que não aceita e não pleiteou nenhum cargo para um possível governo e afirmou que fiscalizará e denunciará qualquer desvio do próximo governo. Ciro não citou o nome de Lula em seu pronunciamento.

A decisão é coerente com a história do partido. Tanto Ciro Gomes como Carlos Lupi, presidente nacional do PDT, ocuparam cargos de ministros no governo de Lula. Lupi foi ministro do Trabalho e Emprego de 2007 a 2001, logo após a saída do ex-prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, da pasta.

Cidadania também vai de Lula

O presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, também declarou que o partido apoiará Lula no segundo turno, após decisão quase que unânime. O Cidadania teve 3 votos defendendo a neutralidade. Freire já havia declarado apoio pessoal à Lula ontem, dia 3. O Cidadania apoiou no primeiro turno a candidatura de Simone Tebet à presidente. Freire foi ministro da Cultura no Brasil por um curto período, de novembro de 2016 a maio de 2017, durante o governo do ex-presidente Michel Temer. 

Zema, Moro e Castro vão de Bolsonaro

O governador reeleito de Minas Gerais, Romeu Zema, declarou apoio à Bolsonaro. “Não poderia deixar neste momento de estarmos aqui colocando as nossas divergências de lado, eu sempre dialoguei com o presidente Bolsonaro”, afirmou Zema. Bolsonaro afirmou que o apoio será fundamental para a sua reeleição e que Minas Gerais é um dos colégios eleitorais mais importantes do Brasil. O ex-juiz da Lava Jato e senador eleito pelo Paraná, Sergio Moro (União) além do governador eleito do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, do PL, declararam também apoio à Bolsonaro.

PP estadual vai de Tarcísio

Na manhã de hoje, a executiva nacional do PP, juntamente com deputados eleitos, anunciou apoio no segundo turno ao candidato Tarcísio Gomes de Freitas. O PP no Estado é comandado pelo deputado federal eleito no domingo, Maurício Neves. Tarcísio afirmou que aguarda o apoio do PSDB e também do MDB.

MDB e PSDB

O deputado federal e presidente nacional do MDB, deputado Baleia Rossi, ainda não se manifestou sobre quem o partido irá apoiar no segundo turno, se Lula ou Bolsonaro. “Ainda estão sendo realizadas conversas”, afirmou um assessor de Baleia à coluna. Simone Tebet afirmou que não ficará neutra.

Pet Day

E hoje, 4 de outubro, Dia de São Francisco, o protetor dos animais, e também o Dia Mundial dos Animais, o prefeito de Santo André, Paulo Serra, liberou os funcionários do Paço para irem trabalhar com seus pets de estimação. Uma ação de governo voltada para a educação,  bem-estar e respeito aos animais. O dia, batizado de Pet Day, merece ser exemplo para outras cidades. A agenda faz parte das comemorações do Mês do Servidor. Santo André tem buscado implementar ações de políticas públicas para a causa animal. Diversos espaços públicos da cidade são sinalizados como Pet Friend e há na cidade o Pet Moeda, que troca produtos de reciclagem por ração para destinar para a comunidade de baixa renda que possui animais de estimação.

Rodrigo Garcia declara apoio à Bolsonaro e Tarcisio de Freitas 

O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, PSDB, derrotado no último domingo, acaba de declarar apoio ao presidente Jair Bolsonaro e ao seu candidato ao governo de São Paulo, Tarcisio Gomes de Freitas. Garcia foi receber o presidente no Aeroporto de Congonhas e afirmou que “seu apoio é pessoal e incondicional a fim de evitar que o PT ganhe as eleições em São Paulo”. 

O apoio de Garcia não representa o apoio do PSDB, que ainda não manifestou quem apoiará no segundo turno.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 04/10/2022 04:10
  • Alterado:04/10/2022 16:10
  • Autor: Andréa Brock
  • Fonte: ABCdoABC









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados