Balanço da Brock – 03/08/2022
Aqui você encontra diversidade, democracia, política, eventos, economia, cultura, sociedade, miscigenação, bichos e muito mais. Tudo junto e misturado
- Data: 03/08/2022 14:08
- Alterado: 03/08/2022 14:08
- Autor: Andréa Brock
- Fonte: ABCdoABC
Crédito:
Em alta
As vendas e locações de imóveis usados fecharam o primeiro semestre em alta no ABCD. Em junho, o Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo realizou pesquisa com 74 imobiliárias e corretores do ABC paulista e região, com o intuito de mensurar o andamento dos negócios na região e detectou que as vendas cresceram 45,83% na comparação com maio.
De janeiro a junho, as vendas tiveram um acumulado positivo em 82,13% e as locações surpreenderam: alta de 157,22% na região.
Em junho, o total de imóveis vendidos na região ficou dividido da seguinte forma: 40% para casas e 60% para apartamentos negociados pelas 74 imobiliárias que responderam à pesquisa.
A pesquisa detectou que a preferência dos compradores de casas e apartamentos, em junho, ficou por imóveis na faixa de preço de até R$ 300 mil, com 59,09% do mercado.
O CRECISP recebeu respostas de profissionais das cidades de: Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul.
Modernização
A Câmara de São Caetano retornou às suas sessões ordinárias nesta terça-feira, 2, trazendo para o plenário, pela primeira vez na Casa, a votação de seus projetos na pauta da ordem do dia de forma eletrônica.
O poder Legislativo sul-caetanense adotou para as suas sessões legislativas um sistema eletrônico de registro e exibição de votação. De acordo com o presidente da Câmara, vereador Tite Campanella, trata-se de mais um passo em direção à modernização da Casa, além de trazer mais transparência e eficiência aos trabalhos.
Os vereadores puderam realizar a votação das matérias que constavam na ordem do dia por meio de computadores, sendo o voto de cada um mostrado em um monitor colocado no plenário, evitando-se quaisquer dúvidas provenientes da votação. Treinamentos foram realizados para que os vereadores se familiarizassem com o novo sistema.
Urgência
O deputado estadual Thiago Auricchio protocolou na Assembleia Legislativa de São Paulo moção de apoio em que pede a urgência da votação do projeto de lei que cria o piso salarial nacional dos farmacêuticos que está em tramitação no Congresso Nacional. Demanda foi apresentada ao parlamentar pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo. “Na última segunda, pude estar reunido com o presidente Marcelo Polacow e coloquei nosso mandato à disposição da categoria. De prontidão, ele me pediu essa contribuição e já protocolei essa demanda. É importante que o Congresso Nacional trate essa pauta com responsabilidade e compromisso”, explica Thiago Auricchio.
Na primeira quinzena de julho, o substitutivo ao PL 1559/21 foi aprovado pela Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados. O projeto fixa o piso salarial nacional de R$ 6,5 mil para os farmacêuticos legalmente habilitados e no exercício da profissão em âmbito público e privado. Além disso, a proposta prevê um adicional de 10% do piso para o farmacêutico designado responsável técnico (RT) do estabelecimento.
“É preciso valorizar e reconhecer essa importante categoria profissional. Os farmacêuticos prestam uma contribuição fundamental na promoção de saúde e foram de grande valia principalmente no período mais agudo da pandemia. É vital que a gente possa promover essa valorização o mais breve possível. Meu mandato contribuirá de todas as formas para atingir esse objetivo”, conclui o deputado estadual.
Trabalho infantil
A jornalista Mariana Kotscho irá palestrar no dia 26 de agosto para a Ordem dos Advogados do Brasil de Minas Gerais com o objetivo de discutir o trabalho infantil doméstico e o direito à infância segura. Mariana é jornalista vencedora do prêmio Vladimir Herzog de jornalismo pela Globonews e especialista em violência contra a mulher e violência doméstica no Brasil. Já participou como entrevistadora da bancada do Programa Roda Viva com Maria da Penha. É colunista do Uol, comentarista do Bem Estar da TV Globo e voluntária do Instituto Maria da Penha.
Participarão também do painel, previsto para ter início às 10h, a advogada Dra. Priscila Salles, especialista em Direito de Família e Sucessões, além de Dra. Juliana Teixeira, autora do Livro Trabalho Doméstico, da Coleção Feminismos Plurais.