Bailarinas com deficiência visual apresentam o clássico “Quebra Nozes”
A promoção é da Associação de Ballet e Artes para Cegos Fernanda Bianchini e a realização é das alunas pós-graduandas em Planejamento e Organização de Eventos da FAAP
- Data: 24/09/2013 13:09
- Alterado: 22/08/2023 21:08
- Autor: Redação
- Fonte: FAAP
Crédito:
Na próxima semana, no sábado 5 de outubro, a Associação de Ballet e Artes para Cegos Fernanda Bianchini, conhecida nacionalmente por ensinar a arte do balé para deficientes visuais, apresentará uma das mais renomadas peças do balé clássico: “O Quebra Nozes”, cuja renda será totalmente revertida para a associação.
O espetáculo é realizado pelas alunas pós-graduandas em Planejamento e Organização de Eventos da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), como trabalho de conclusão de curso. “Essa ação é a demonstração de todo conhecimento que elas adquiriram durante o curso”, afirma Ana Lukower, professora da especialização.
A expectativa é que a encantadora história do Quebra Nozes envolva o público numa comovente apresentação feita por bailarinas cegas, num espetáculo que antecede a comemoração do Dia do Deficiente Visual (13 de dezembro). O objetivo do evento é divulgar o trabalho de inclusão de portadores de deficiência visual no mundo das artes por meio da dança e difundir a imagem institucional da associação, para que outras pessoas com a mesma necessidade especial tenham a oportunidade de fazer parte do projeto.
SOBRE A ASSOCIAÇÃO DE BALLET E ARTES PARA CEGOS FERNANDA BIANCHINI. Desde 1995 é reconhecida mundialmente por um método pioneiro de ensino, no qual deficientes visuais de todas as idades aprendem gratuitamente diversos estilos de dança, principalmente balé. A prática ajuda os alunos a melhorar postura, equilíbrio, além de ganhar noção espacial e autoestima, rompendo barreiras e preconceitos no pleno exercício da superação. O corpo de balé da associação já se apresentou em vários programas de televisão, bem como na abertura da Paralimpíada de Londres, com previsão de também abrir a Paralimpíada em 2016, no Rio de Janeiro.
SOBRE A FUNDAÇÃO ARMANDO ALVARES PENTEADO (FAAP) – Fundada em 1947, a Fundação Armando Alvares Penteado(FAAP) oferece educação de qualidade, formando cidadãos conscientes e profissionais diferenciados para ocupar posições de liderança. Possui unidades nas cidades de São Paulo (SP), Brasília (DF) e no interior paulista: Ribeirão Preto e São José dos Campos. No total são seis faculdades (Artes Plásticas, Comunicação e Marketing, Administração, Direito, Economia e Engenharia) com 15 cursos de graduação, além de duas unidades de colégio (Ensino Médio) e quatro de pós-graduação. Sua infraestrutura conta com modernos laboratórios, oficinas, estúdios; um Centro de Criatividade e Empreendedorismo; núcleos de cultura e beleza e de idiomas; Museu de Arte Brasileira (MAB- FAAP); e Teatro FAAP. É ainda sede de uma unidade do Instituto Confúcio, cujo objetivo é promover a língua e a cultura chinesa com foco em negócios. É conveniada com mais de 380 universidades, 50 países e cinco continentes, além de possuir um programa de intercâmbio para residência artística; Soma-se a tudo isso o diferencial único no mercado que é o de oferecer uma formação múltipla, em que o estudante tem a possibilidade de cursar, sem custos extras, disciplinas de outras faculdades da FAAP.
Serviço
O Quebra Nozes (ballet) – Única apresentação
Data: 05 de outubro de 2013 (sábado)
Horário: 17h
Local: Teatro Paulo Machado de Carvalho
Endereço: Al. Conde de Porto Alegre, 840 – Sta Maria – São Caetano do Sul
Ingressos: R$20,00 (inteira); R$10,00 (meia) – www.bilheteriaexpress.com.br
Informações: (11) 5084-8542 c/ Elaine ou Bianca
Classificação: Livre