Aves reabilitadas em SP serão devolvidas ao habitat natural, em Pernambuco

As 2 sabiás-da-mata, 2 corrupiões e 106 galos-de-campina são oriundos do tráfico de animais silvestres

  • Data: 25/08/2023 09:08
  • Alterado: 25/08/2023 09:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo
Aves reabilitadas em SP serão devolvidas ao habitat natural, em Pernambuco

Aves

Crédito:Prefeitura de SP

Você está em:

O Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMaCAS) da Prefeitura transfere 110 aves, que foram cuidadas e reabilitadas em São Paulo. As 2 sabiás-da-mata, 2 corrupiões e 106 galos-de-campina são oriundos do tráfico de animais silvestres.

Às 2h da manhã do dia 15, foram iniciadas as preparações para o transporte, com destino ao Recife, Pernambuco. As aves foram recebidas por um biólogo do Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) Tangará. Elas estão, atualmente, em um recinto de aclimatação, ou seja, já estão no local onde serão soltas para se adaptarem ao meio ambiente. A soltura ocorrerá na primeira quinzena de setembro.

O CeMaCAS faz parte da Divisão da Fauna Silvestre da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente. O Centro é responsável pelo atendimento veterinário, recuperação e triagem de animais. Trata-se do maior centro de manejo público de animais silvestres da América Latina.

O CETAS é de responsabilidade da Agência Estadual de Meio Ambiente do Estado de Pernambuco (CPRH), ele tem a finalidade de receber, identificar, marcar, triar, avaliar, recuperar, reabilitar e destinar animais silvestres provenientes da ação de fiscalização, resgates ou entrega voluntária de particulares.

Conheça as espécies repatriadas:

Sabia-da-mata

O sabiá-da-mata mede em média 24 cm. O tom de pele marrom uniforme é uma das suas características principais, ele também apresenta garganta estriada, laterais e peito mais avermelhados. Seu canto é realizado somente pelos machos e é considerado um dos mais lindos do mundo.

Corrupião

O corrupião tem comprimento de 23 a 26 cm. Seu corpo possui cor amarelo-alaranjado, enquanto a cabeça, cauda e asas são pretas, as asas contêm uma mancha branca centralizada.

Galo-de-campina

O galo-de-campina, também conhecido como cardeal-do-nordeste, possui aproximadamente 17 cm. Sua cabeça é de plumagem vermelha, o corpo apresenta nas suas partes superiores tons cinzas, com exceção do dorso anterior que é branco na base e preto no ápice.  O dorso posterior e as penas superiores das asas são manchadas de preto. 

Compartilhar:

  • Data: 25/08/2023 09:08
  • Alterado:25/08/2023 09:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados