Automação de tarefas domésticas pode chegar a 39% em 10 anos, indica pesquisa
Estudo baseado em entrevistas com especialistas em inteligência artificial aponta para avanço na automatização de tarefas domésticas nos próximos anos
- Data: 24/02/2023 14:02
- Alterado: 31/08/2023 19:08
- Autor: Redação
- Fonte: RoboCup Brasil
Equipe do Centro Universitário FEI com o robô Hera
Crédito:Divulgação/FEI
Uma pesquisa publicada esta semana na revista científica PLoS ONE indica que diversas tarefas domésticas poderão ser automatizadas nos próximos dez anos. Segundo a pesquisa, realizada com base em entrevistas com 65 especialistas em inteligência artificial do Reino Unido e do Japão, em média, os especialistas previram que, daqui a cinco anos, 27% do tempo gasto com essas tarefas poderá ser assumido por novas tecnologias de automatização; em dez anos, o percentual pode chegar a 39% do tempo.
Atualmente, o Brasil já possui algumas evidências da expansão da automatização no nosso dia a dia, como os robôs inteligentes apara aspirar pó ou até mesmo de atendimentos ao cliente em restaurantes e ouros estabelecimentos. Em 2022, uma equipe brasileira foi campeã mundial da categoria RoboCup at Home, uma competição que reproduz uma casa simulada onde um robô precisa desenvolver tarefas domésticas sem a ajuda de um ser humano.
De acordo com o professor Fagner Pimentel, representante da RoboCup Brasil e coordenador da categoria Home no país, embora o Japão e o Reino Unido estejam mais avançados em relação a essa expectativa, o Brasil está acompanhando essas mudanças. “O desenvolvimento desse tipo de pesquisa é muito forte no Brasil, e já foi possível notar que há um interesse por parte do público em adquirir esse tipo de tecnologia para auxiliar nas tarefas domésticas. Temos mão de obra preparada, mas é necessário que mais empresas se interessem em investir e tornar esse tipo de tecnologia acessível ao público.” afirma.
Equipe brasileira é campeã mundial de competição de robôs domésticos
A equipe de engenharia do Centro Universitário FEI, de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, foi campeã mundial na categoria de robôs de serviços domésticos, com o robô Hera, um robô com linguagem de Inteligência Artificial que realiza tarefas como servir pessoas, tirar a mesa, colocar o lixo para fora, entre outras funções. A competição aconteceu em julho do ano passado, em Bangkok, na Tailandia, e reuniu mais de 3 mil participantes de diversas categorias. Os robôs da categoria At_Home (onde o Brasil ficou em 1º lugar) são programados para realizarem tarefas relacionadas a serviços, com foco em atividades domésticas.
A liga RoboCup AtHome visa desenvolver tecnologia de serviço e robô de assistência para futuras aplicações domésticas pessoais. Os robôs precisam realizar tarefas e testes dentro de uma casa simulada, um ambiente realista e não padronizado. No Brasil, ela é realizada pela RoboCup Brasil durante a Competição Brasileira de Robótica, evento anual voltado para o incentivo da pesquisa e desenvolvimento da robótica e inteligência artificial no país.