Audiência Pública promove debate sobre a educação em Ribeirão Pires
Prefeitura apresentou informações sobre o setor no 1º semestre do ano e ouviu demanda dos moradores
- Data: 26/07/2013 11:07
- Alterado: 26/07/2013 11:07
- Autor: Redação
- Fonte: PMRP
Crédito:
A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Educação, Inclusão e Tecnologia, realizou na última quarta-feira (24) Audiência Pública sobre Educação. Na ocasião, foram apresentados a moradores da cidade e autoridades, como representantes de Conselhos Municipais de Educação e do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), informações sobre o setor no 1º semestre deste ano.
Durante a Audiência Pública, os participantes apresentaram reivindicações, apresentaram demandas por melhorias na rede e esclareceram dúvidas. “É um momento importante. Nós temos a obrigação de ouvir críticas e propostas, além de mostrar o que estamos fazendo. Com a parceria da sociedade civil e dos segmentos, iremos construir uma cidade mais educadora”, afirmou a Secretária de Educação, Inclusão e Tecnologia, Leonice Moura.
No primeiro semestre deste ano, a Prefeitura realizou ações de valorização dos profissionais da rede municipal de ensino e investiu em melhorias estruturais e de materiais. Entre as medidas tomadas pela Administração está a equiparação dos salários cerca de 400 profissionais da rede ao Piso Nacional da Educação. Para estes servidores, que possuíam salário abaixo do determinado pelo Governo Federal, o reajuste foi de 7,9%.
Com a entrega dos kits escolares, 8,3 mil alunos foram beneficiados, cada série recebendo materiais didáticos específicos para o trabalho pedagógico. No começo do ano, mais de 48 mil peças de roupas foram entregues para as crianças, uniforme escolar que contou com duas calças de tactel com zíper para virar bermuda, dois blusões também de tactel e duas camisetas. Todas as numerações foram atendidas.
Cerca de 8,5 mil alunos estão matriculados nas escolas municipais da cidade, unidades conveniadas. O número também inclui alunos do Mova (Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos) e do cursinho pré-vestibular.
Também nos primeiros meses deste ano, professores e orientadores educacionais da rede municipal começaram a receber formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), programa integrado de educação, cujo objetivo é alfabetizar em Língua Portuguesa e Matemática, até o 3º ano do Ensino Fundamental, todas as crianças das escolas municipais e estaduais, urbanas e rurais, brasileiras. A Secretaria de Educação, Inclusão e Tecnologia conta com 1.857 funcionários, entre docentes, administrativo e apoio.
Também participaram da Audiência Pública sobre Educação representantes dos sindicatos dos professores e autoridades, como os vereadores Gabriel Eid Roncon, Renato Foresto, o presidente da Câmara Municipal da cidade, Edson Savietto, Anderson Benevides, a secretária de Assuntos Jurídicos, Rosana Figueiredo, a supervisora da Apraespi, Lair Moura, e o Juiz de Direito do Juizado Especial Cível e Criminal, Glauco Costa Lite, participaram da Audiência.