Atrações no Centro de SP enfatizam a representatividade feminina
Passeio gratuito que conta histórias de figuras femininas que foram fundamentais no processo de formação da cidade e exposição que dá visibilidade para artistas mulheres cis ou trans e pessoas não-binárias são os destaques de março do Pátio Metrô São Bento
- Data: 04/03/2024 13:03
- Alterado: 04/03/2024 13:03
- Autor: Redação
- Fonte: Assessoria
Mês da Mulher: atrações no Centro de SP enfatizam a representatividade feminina através da arte e da história
Crédito:Divulgação
Para comemorar o Mês da Mulher, o Pátio Metrô São Bento preparou uma programação especial para dar visibilidade ao tema. Entre as atividades, está o “Tour Guiado – Mulheres na História de São Paulo”, que retorna ao Centro de SP e homenageia figuras femininas que desempenharam papel importante e atuaram na cidade. O passeio, que é totalmente gratuito, é uma parceria realizada pelo Pátio Metrô São Bento com o Caminhos do Triângulo, e está previsto para acontecer durante todos os sábados de março e abril.
Com retirada de senhas no local a partir das 10h30, o roteiro tem saída do Pátio Metrô São Bento – Praça da Colmeia (dentro da estação São Bento do metrô), e percorre a famosa região do Triângulo Histórico do Centro. O Tour conta as histórias dessas grandes mulheres, como elas viviam e quais foram os seus papéis no processo de formação de São Paulo, considerando os aspectos social, educacional, e cultural.
A atividade faz uma verdadeira viagem no tempo e na história desde o período colonial até a república. E mostra como, mesmo em uma sociedade patriarcal e machista, essas mulheres atuaram na construção da cidade.
Um dos pontos de destaque do passeio está no trajeto que leva até a Solar da Marquesa de Santos, lugar que já foi conhecido como o casarão habitado por Domitila de Castro Canto e Melo. Conhecida por muitos como a Marquesa de Santos que se envolveu com Dom Pedro I, o passeio mostra que Domitila contribuiu muito para o cenário intelectual e cultural de São Paulo, além de ajudar pessoas que viviam em condições de vulnerabilidade.
Já a primeira mulher a graduar-se em Direito pela Universidade de São Paulo, bem como a primeira a exercer a profissão de advogada na cidade, Maria Augusta Saraiva, influenciou e ainda influencia milhares de jovens todos os dias. Bartira, Dona Ana Pimentel, Yolanda Penteado e tantas outras mulheres conhecidas e anônimas também estão entre as figuras que, até hoje, estão presentes nas construções, monumentos, identidade e memória da cidade.
Confira o trajeto completo:
- Ponto de encontro: Pátio Metrô São Bento
- Rua Boa Vista (Associação Comercial de S. Paulo, Ladeira Porto Geral, Antigo escritório Ramos de Azevedo)
- Patteo do Collegio
- Casa 1, Beco do Pinto, Solar da Marquesa de Santos
- Largo São Francisco
- Rua São Bento ( Largo do Café, Praça Antônio Prado, Edifício Martinelli)
- Largo São Bento / Mosteiro de São Bento
- Última parada: Pátio Metrô São Bento
Serviço:
Tour Guiado – Mulheres na História de São Paulo
Quando: todos os sábados de março e abril
Valor: Gratuito, com retirada de senhas no local a partir das 10h30. Sujeito a lotação.
Local: Pátio Metrô São Bento – Praça da Colmeia (dentro da estação São Bento do metrô)
Endereço: Largo São Bento, 109 – dentro do metrô São Bento
Realização: Pátio Metrô São Bento e Caminhos do Triângulo
Exposição que dá visibilidade para artistas faz convite ao passado e traz reflexões sobre o futuro
A segunda atração, a exposição ilustraDELAS, programada para o dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, fará sua 4ª edição , com o objetivo de dar visibilidade ao trabalho de artistas mulheres, cis ou trans e pessoas não-binárias, que atuam no ramo da ilustração e das artes visuais em geral. Com curadoria de Anita Lazarim e Isabela Parrón, neste ano o público é convidado a refletir sobre “visões vindouras”, levantando a questão: É possível um futuro? Diante do contexto de crescente desigualdade social pós-pandemia de covid-19, o agravamento de desastres ambientais e a proliferação de inteligência artificial e tecnologias de controle social, quais horizontes e possibilidades de mundo o futuro abriga? Como chegaremos lá?
A exposição aponta como diferentes artistas elaboram visualmente esse futuro, reunindo obras que mobilizam muitos temas e técnicas artísticas, apresentando algumas minúcias e sutilezas do cotidiano, vozes em conflito, relações de afeto e cuidado, universos oníricos, anseios e algumas estratégias de luta.
A diversidade é marcante tanto nas obras selecionadas quanto nas artistas, provenientes de variados pertencimentos raciais, faixas etárias e diferentes regiões do país. Assim, mais um ano, ilustraDELAS apresenta uma seleção de traços ilustres, deixando evidente o brilho, a força, e o empenho das mulheres, em cores e contornos, dos futuros sonhados, dos futuros a serem contestados e dos futuros conquistados.
Serviço:
4ª ilustraDELAS- Ilustrando futuros
Quando: a partir de 08 de março de 2024
Horário: das 6 às 22 horas
Local: Pátio Metrô São Bento
Entrada: Grátis
Realização: Pátio Metrô São Bento