Ato solene na Alesp reúne representantes consulares sediados em SP
Além de promover a integração entre os agentes que representam outros países, o evento serviu para reforçar a atuação da Comissão de Relações Internacionais
- Data: 01/12/2022 20:12
- Alterado: 01/12/2022 20:12
- Autor: Redação
- Fonte: Alesp
Crédito:Reprodução
Um ato solene realizado nesta quinta-feira (1), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, reuniu representações consulares sediadas no Estado. O evento, organizado e promovido pelo deputado Paulo Fiorilo (PT), também teve a finalidade de apresentar os trabalhos da Comissão de Relações Internacionais, em parceria com os consulados.
“Um dos objetivos institucionais da Comissão de Relações Internacionais é dialogar com as diversas representações diplomáticas estabelecidas em São Paulo, visando à promoção de parcerias e à cooperação em diversas áreas de políticas públicas, além de reflexões sobre temas comuns que interessem ao povo de São Paulo e ao desenvolvimento econômico, social e cultural de nosso estado”, disse Fiorilo, que é o presidente da comissão.
Na ocasião, os membros da mesa da solenidade, que foi composta pelo parlamentar Fiorilo (PT); representando o presidente da Alesp, Carlão Pignatari (PSDB), o deputado Wellington Moura (Republicanos); os membros da Comissão de Relações Internacionais deputada Janaína Paschoal (PRTB) e deputado Maurici (PT); e o secretário estadual de Relações Internacionais, Júlio Serson.
A parlamentar Janaína Paschoal afirmou que este é um encontro capaz de mostrar que as relações entre os Estados são institucionais, e não governamentais. Além disso, ela ressaltou que o foco desses encontros deve ser cada vez menos econômico e mais voltado para o âmbito da troca de informações e experiências.
Dentre os representantes consulares do Estado de São Paulo presentes na reunião, estava o cônsul-geral do Paraguai, o embaixador Luiz Fernando Avalos. Em seu discurso, ele agradeceu pelo vínculo de amizade com a Alesp e pela cooperação universitária mantida entre o consulado e o Parlamento Paulista.
Também foram ouvidos o cônsul-geral da Suécia, Sr. Renato Pacheco Neto; o cônsul-geral de Israel, o Sr. Rafael Erdereich; o cônsul-geral da França, Sr. Yves Teyssier; e a cônsul adjunta da Itália, Sra. Lívia Satullo.
“Agradeço aos trabalhos da Comissão de Relações Internacionais e destaco a importância das relações de parceria entre o consulado e a Alesp dentro do Estado de SP, não só no âmbito econômico, mas também nos setores educacional e cultural. São 22 milhões de descendentes italianos e 300 mil cidadãos italianos presentes em SP. Então, a Itália continuará sendo um parceiro fundamental”, destacou a representante italiana.
O parlamentar Mellão (Novo), que também esteve presente e foi convidado a sentar-se à mesa da solenidade, ressaltou que “São Paulo só é grande graças aos países aqui representados. São Paulo é grande, São Paulo pertence ao mundo”.