Atleta do Programa Talento Esportivo acumula prêmios de melhor jogadora
Com apenas 14 anos, Valentina Göetz coleciona títulos de campeã invicta, Jogadora Mais Valiosa (MVP) e cestinha, além de inúmeras medalhas
- Data: 17/04/2024 09:04
- Alterado: 17/04/2024 09:04
- Autor: Redação
- Fonte: Governo de SP
Valentina (direita) com o prêmio de melhor jogadora pela LBC
Crédito:Governo de SP
Com apenas 14 anos, Valentina Göetz coleciona títulos de campeã invicta, Jogadora Mais Valiosa (MVP) e cestinha, além de inúmeras medalhas. Sonhando com uma convocação para a seleção brasileira, a atleta, que é bolsista do Programa Talento Esportivo, recebeu pela terceira vez o prêmio de Melhor Jogadora pela Liga de Basquete do Centro-Oeste Paulista – LBC. Valentina participa do Projeto de Basquete Midas, uma iniciativa que conta com recursos da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte.
Entre as curvas das estradas e as linhas das quadras de basquete de todo o país, Vera Pipoca, técnica e mãe dedicada, levava sua primogênita Valentina para as competições, marcando assim o início do amor pela modalidade. “Desde pequena, despertei o interesse pelo esporte, especialmente pelo basquete, pois acompanhava minha mãe nas viagens e ver a equipe em quadra despertou um grande amor em mim”, conta Valentina.
Aos 5 anos, Valentina disputou seu primeiro jogo, dando início a uma jornada triunfante no basquete. Aos 7, já estava em quadra representando o sub-13 do Araçatuba, cidade onde nasceu. Em 2017, ingressou no Projeto Basquete Midas, uma iniciativa coordenada por sua mãe, com aprovação da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, visando aprimorar suas habilidades e aumentar seu tempo em quadra.
“Em 2021, tive a oportunidade de jogar no Paraná pela minha categoria e conquistamos o título. Na competição ainda fiz parte do quinteto ideal e recebi o título de cestinha do campeonato. No ano seguinte, repeti a conquista, novamente sendo eleita para o quinteto ideal, e nossa equipe recebeu o título de campeã invicta pela LBC”, recorda.
O apoio financeiro pelo Programa Talento Esportivo foi viabilizado em 2023. Na mesma temporada, Valentina liderou seu time no Paulista sub-14, apesar de ser um ano mais nova que as outras competidoras, garantindo os títulos de MVP, cestinha e campeã do torneio para Araçatuba.
“Mesmo sabendo que éramos uma categoria abaixo, decidimos entrar em quadra e dar o nosso máximo. Quando descobrimos que fomos campeãs ficamos extremamente felizes e orgulhosas. Superamos nossas expectativas, pois o triunfo foi mais do que um simples troféu; foi o resultado de todo nosso esforçou”, conta ela. A premiação ocorreu em Bauru, em 6 de abril, pela Liga de Basquete do Centro-Oeste Paulista, onde Valentina ficou com o prêmio de Jogadora Mais Valiosa e o Projeto de Basquete Midas com o de campeão.
O próximo desafio de Valentina é continuar treinando firme em busca de novas conquistas. Seu sonho é se tornar uma atleta profissional e, um dia, representar o seu país.
Projeto Basquete Midas
Fundado em 2017, o Projeto Basquete Midas é uma iniciativa aprovada pela Lei de Incentivo ao Esporte que tem como objetivo transformar a vida de crianças e jovens de Araçatuba por meio do basquete.
Atendendo cerca de 300 atletas, o Midas é reconhecido como uma verdadeira fábrica de talentos. “Nossa equipe feminina do sub-14 é bicampeã paulista e a equipe masculina do sub-21 foi vice-campeã nos Jogos Regionais, sem contar que o ex-pivô da seleção brasileira, Rafael Hettsheimeir, começou sua carreira aqui no Midas”, destaca orgulhosamente a fundadora e técnica Vera Pipoca.
Programa Talento Esportivo
O Programa Talento Esportivo é uma plataforma da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo que concede apoio financeiro a atletas em vários níveis de excelência, praticantes de qualquer modalidade esportiva. Para mais informações, clique aqui ou entre em contato pelo (11) 3241-5822, Ramais 1160 e 1204.
Lei Paulista de Incentivo ao Esporte
Regulamentada pelo decreto 55.636 de 26/03/2010, a Lei Estadual de Incentivo ao Esporte de São Paulo contempla projetos vinculados às áreas educacional, formação desportiva, rendimento, sociodesportivo, participativa, gestão e desenvolvimento e infraestrutura. Ela possibilita à iniciativa privada o apoio a projetos esportivos elaborados por entidades privadas sem fins lucrativos de natureza esportiva ou por Prefeituras no Estado de São Paulo.
Para mais informações sobre a Lei Estadual de Incentivo ao Esporte de São Paulo, acesse lpie.sp.gov.br.