Atividade Delegada: convênio entre estado e município amplia serviço do Samu em SP

Bombeiros passam a atuar nos dias de folga nos atendimentos de resgate e poda de árvores

  • Data: 02/04/2024 14:04
  • Alterado: 02/04/2024 14:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: SSP
Atividade Delegada: convênio entre estado e município amplia serviço do Samu em SP

Crédito:SSP

Você está em:

O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de São Paulo recebeu, na manhã desta terça-feira (2), 24 viaturas para ampliar o Atendimento Móvel de Urgência (Samu) por meio da atividade delegada, convênio celebrado entre o governo de São Paulo e a Prefeitura da cidade.

O serviço começou a ser prestado com a atuação de 94 bombeiros que serão remunerados pelo município. A atuação será nos dias de folga, a exemplo do que já acontece com os policiais militares. O objetivo da ampliação do efetivo é diminuir o tempo de espera no atendimento do Samu, de responsabilidade municipal.

O documento ampliando a atividade delegada foi assinado em dezembro, com a inclusão dos bombeiros e a expansão do número de policiais que podem atuar no serviço, chegando a 2,4 mil.

Com a entrega dos novos veículos, o serviço passa efetivamente a ser prestado na cidade de São Paulo. Inicialmente, serão 94 bombeiros que irão ocupar as 20 viaturas do Samu, sendo que quatro são de reserva. Fora isso, no evento realizado na sede dos Bombeiros, na praça da Sé, no centro da capital paulista, dois caminhões para poda e corte de árvores também foram entregues.

Segundo o secretário da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, essas vagas e as novas viaturas “vão fazer o serviço de resgate fluir de forma mais rápida e assertiva”. “A consequência disso são mais vidas salvas”, completou.

Equipes distribuídas

Os caminhões específicos para poda de árvores, que passam a ser empenhados na Atividade Delegada, são compostos por três bombeiros cada e já estão disponíveis todos os dias da semana. Durante os meses mais chuvosos haverá atendimento noturno.

O comandante do Corpo de Bombeiros, Nilton César Zacarias, afirmou que essa atividade faz parte de uma estratégia de fortalecimento e de geração de valores para a sociedade. “Com certeza vamos sanar demandas e fortalecer todas as células de prestação de serviço de emergência para a comunidade”, concluiu.

Compartilhar:

  • Data: 02/04/2024 02:04
  • Alterado:02/04/2024 14:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: SSP









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados