Atitude energética – Volvo investe em caminhões para rodovias da Europa
A Volvo amplia linha de caminhões para eletrificar parte do transporte de cargas na Europa
- Data: 29/04/2021 15:04
- Alterado: 29/04/2021 15:04
- Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira
- Fonte: AutoMotrix
linha de caminhões elétricos Volvo na Europa
Crédito:Divulgação
De acordo com as estatísticas da Eurostat, 45% de todas as mercadorias transportadas em rodovias na Europa percorrem uma distância inferior a 300 quilômetros. Ou seja, quase metade de todos os fretes da União Europeia poderiam ser eletrificados em um futuro próximo. A Volvo acredita que este é o momento certo para um rápido aumento na eletrificação do transporte rodoviário pesado no Velho Continente. Tanto que já agendou para o final deste ano o início das vendas de três novos modelos de caminhões pesados elétricos naquele mercado. Com o início das vendas das novas versões elétricas do pesado FH e do semipesado FM, o transporte eletrificado na linha Volvo passa a ser possível não só em áreas urbanas, mas também no tráfego regional de médias distâncias, entre cidades. Já a nova versão elétrica do FMX viabiliza operações mais silenciosas e limpas no setor de construção. O FH, o FM e o FMX Electric oferecem autonomia de até 300 quilômetros, com potência contínua de 490 kW, torque máximo de 244,7 kgfm e Peso Bruto Total (PBTC) de 44 toneladas.
“Cada vez mais os transportadores estão percebendo que precisam iniciar sua jornada de eletrificação agora, tanto por questões ambientais quanto por razões competitivas, visando satisfazer às necessidades de seus clientes por transporte sustentável. Com nossa oferta ampla, é totalmente viável que empresas de transporte sigam nessa jornada”, explica Roger Alm, presidente da Volvo Trucks. A produção dos novos modelos elétricos para a Europa começará no segundo semestre de 2022. Eles se juntarão aos médios FL Electric – com autonomia de até 300 quilômetros, potência contínua de 165 kW, torque máximo de até 43,3 kgfm, Peso Bruto Total (PBT) de 16 toneladas – e FE Electric – com autonomia de até 200 quilômetros, potência contínua de 330 kW, torque máximo de até 86,6 kgfm e Peso Bruto Total (PBT) de 27 toneladas –, ambos já produzidos em série desde 2019 para transporte urbano. Na América do Norte, as vendas do Volvo VNR Electric se iniciaram em dezembro de 2020. A Volvo Trucks passa a comercializar na Europa uma linha de seis modelos elétricos, entre médios e pesados. E se tornará a marca com a linha de caminhões elétricos mais completa do mercado.
Com o acréscimo de versões com mais capacidade de carga, trens de força mais potentes e autonomia de até 300 quilômetros, a estimativa da Volvo é viabilizar uma contribuição importante para a redução do impacto climático dos transportes rodoviários que, segundo estatísticas oficiais, representam cerca de 6% das emissões totais de CO2 na União Europeia. “Estabelecemos a ambiciosa meta de que os caminhões elétricos representarão metade das nossas vendas na Europa até 2030. Os novos caminhões pesados elétricos que estamos lançando agora são um passo gigante para atingir esse objetivo”, assegura Alm.
Além dos veículos “verdes”, o programa de eletrificação da Volvo inclui um ecossistema com soluções de serviço, manutenção, financiamento e de outras opções que podem ajudar para uma transição mais fácil e rápida para o transporte eletrificado. Essa visão holística ajudará os transportadores a se manterem produtivos e no controle de sua nova frota elétrica. Dentro da ideia de que até mesmo os transportes pesados de longa distância poderão ser feitos por caminhões elétricos, a Volvo Trucks planeja usar células de combustível de hidrogênio para gerar energia. “Essa tecnologia está se desenvolvendo rapidamente e nossa ambição é cobrir as rotas de longa distância usando baterias e células de combustível. Nosso objetivo é começar a vender caminhões elétricos a célula de combustível na segunda metade desta década”, finaliza o presidente da Volvo Trucks. Há um ano, a fabricante sueca estabeleceu uma parceria com a rival alemã Daimler para desenvolvimento de motores movidos a célula de combustível de hidrogênio.