Até 3 de fevereiro, exposição interativa do Instituto Porvir realiza oficinas e debates

Jogos, oficinas, sessões de bate-papo, interações, cinema e atividades para grandes e pequenos incrementam a programação da mostra que homenageia professores. Entrada é gratuita às terças

  • Data: 09/01/2023 11:01
  • Alterado: 09/01/2023 11:01
  • Autor: Redação
  • Fonte: Instituto Porvir
Até 3 de fevereiro, exposição interativa do Instituto Porvir realiza oficinas e debates

Crédito:Divulgação/Instituto Porvir

Você está em:

A mostra “Encontro com o Porvir – trajetórias de educadores que transformam o presente e constroem o futuro” pode ser conferida até 03 de fevereiro no Museu Catavento – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do estado de São Paulo, em São Paulo (SP). Idealizada pelo Instituto Porvir, a exposição apresenta histórias de professores que geraram impacto na educação ao adotarem aulas nas ruas e na floresta, projeto de robótica com sucata, contação de histórias do quilombo, livro escrito por estudantes e professores, caderno de elogios e roleta de emoções.

Experiências pontuais ainda poderão ser conferidas neste último estágio da exposição. Entre os dias 17 e 22 de janeiro, a oficina criativa “Cidades futuristas – uma jornada através dos tempos” receberá um público de até 20 pessoas para uma jornada sobre centros urbanos e as mudanças notadas a partir do efeito temporal. Com uma hora de duração, as sessões serão realizadas no Claustro, utilizando “sem moderação” materiais de papelaria, como papéis, tesoura e cola, a fim de estimular o uso de criatividade, brincadeiras, explorações visuais e mão na massa.

Em 24 e 25 de janeiro, jovens e familiares terão o dia todo para se aventurarem por um inusitado “Jogo da Memória”. Novamente no Claustro, os inscritos terão acesso a um Painel de LED interativo, divertindo-se enquanto desafiam o raciocínio, a atenção e a concentração. A brincadeira consiste em observar o painel, cujas imagens expostas serão embaralhadas na sequência. Cabe ao jogador tocar na tela e torcer para que se lembre exatamente do que viu.

Os “Jogos das Emoções” convidam as crianças a lidarem com seus sentimentos enquanto se divertem e usam a imaginação. Com duração de 30 minutos, as sessões, realizadas em 26 e 27/01 no Claustro, farão uso de materiais de papelaria, como papéis, tesoura, cola, lápis para colorir, cola, furador, entre outros. Tudo foi pensado para que as crianças exercitem o lado emotivo – e claro, compreendam melhor suas reações.

Quem gosta de cinema pode anotar na agenda: em 31 de janeiro, será exibido o curta “O que importa em nossas vidas”, no auditório do museu. As exibições serão seguidas por rodas de conversas sobre saúde mental e felicidade.

A obra apresenta Júlia, adolescente de 15 anos que se depara com a perda de uma pessoa muito especial em sua vida. Ela terá uma ajuda importante para enfrentar a situação. O vídeo foi desenvolvido durante o projeto sociocultural “Curta na Educar”, que proporcionou a adolescentes de 13 a 17 anos, matriculados em escolas públicas de Campinas (SP), a possibilidade de produzir um filme para debater um assunto relevante à sociedade. Os diretores estarão presentes.

Na mesma data (31/01), o público mirim que adora literatura também tem vez com as duas sessões do “Aprender com histórias”. Nessa atividade, voltada também para toda a família, será compartilhada uma técnica de contação de histórias para que participantes experienciem uma narrativa de uma forma especial: sensorialmente. E isso será feito por meio do livro “Lição de voo”, que será distribuído gratuitamente.

A obra selecionada é um dos quase 200 títulos produzidos pelo Leia Comigo!, projeto da Fundação Educar que edita, publica e distribui gratuitamente livros infantis e juvenis para escolas públicas, bibliotecas e projetos sociais em todo Brasil. Adaptada do folclore europeu, a publicação conta a trajetória de Betina, uma menina que descobre a importância de aprender com seus erros, assumir seus atos e descobrir coisas novas.

E, para encerrar a programação, em 3 de fevereiro, uma mesa redonda com professores inspiradores terá início às 11h. O auditório do Museu Catavento será palco de debate sobre o que se esperar da educação em 2023. O evento é destinado a educadores, estudantes de pedagogia, gestores e interessados em educação de um modo geral.

A exposição “Encontro com o Porvir” conta com o apoio de patrocinadores para cada um de seus módulos, assim como a abertura e o encerramento. São eles: Camino School, Faber-Castell, FTD Educação, Fundação Educar, Instituto Ayrton Senna e Red Balloon e Wings.

10 anos do Instituto Porvir – Nesse intervalo de 10 anos, o Porvir impactou cerca de 16 milhões de pessoas. Foram mais de 6,7 mil conteúdos, narrando bons projetos pedagógicos e exemplos de escolas e profissionais inspiradores. No portal porvir.org, é possível consultar o “Diário de Inovações”, no qual, a cada semana, são publicados relatos de educadores sobre suas iniciativas de impacto em sala de aula. O espaço gera inspiração e reconhece o trabalho de professores de todo o país, tendo sido a base para a seleção das histórias contadas na exposição.

Serviço: “Encontro com o Porvir – trajetórias de educadores que transformam o presente e constroem o futuro”

Data: 8 de novembro a 3 de fevereiro

Horário: terça a domingo, das 9h às 16h

Valor: R$ 15 (inteira) ou R$ 7,50 (meia-entrada). Às terças-feiras o ingresso é gratuito.

Local: Museu Catavento – Av. Mercúrio, s/n – Parque Dom Pedro II, São Paulo – SP

Informações: https://museucatavento.org.br/ e https://porvir.org/agenda/

Compartilhar:

  • Data: 09/01/2023 11:01
  • Alterado:09/01/2023 11:01
  • Autor: Redação
  • Fonte: Instituto Porvir









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados