Assistência e Desenvolvimento Social do Estado apresenta ações preventivas
Para o período de chuvas no Grande ABC. Os protocolos da assistência social em situações de calamidade pública e emergências nas cidades do Grande ABC foi tema do encontro
- Data: 27/11/2019 14:11
- Alterado: 27/11/2019 14:11
- Autor: Redação
- Fonte: Governo do Estado de São Paulo
Crédito:Divulgação
Promovido pela Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, por meio da sua Diretoria Regional (Drads ABC), na manhã desta terça-feira, 26 de novembro, na sede do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. O encontro contou com a participação do Coronel Edernald Arrison de Souza, da Coordenadoria Estadual de Ação Social que se reuniu com secretários municipais de assistência social, suas equipes e a Defesa Civil dos sete municípios para apresentar o Serviço de Proteção em Situações de Calamidades Públicas e Emergenciais. O objetivo da reunião foi alinhar protocolos de atendimento à população atingida em período de chuvas nas cidades da região.
“Foi uma reunião muito produtiva, onde discutimos a importância da prevenção para o período de chuvas. O monitoramento das áreas de riscos e o planejamento do plano de ação desenvolvido previamente pelos municípios são essenciais para evitarmos grandes tragédias no período de chuvas”, explicou a diretora da Drads ABC, Aghata Palacio.
De acordo com a diretora, há uma grande preocupação por parte do Estado de São Paulo com a região do Grande ABC. “Esse projeto tem como objetivo promover ações de apoio e proteção às famílias e indivíduos atingidos por situações de emergência e de calamidade pública. A nossa secretária, Célia Parnes, tem uma preocupação grande com o assunto e por isso trouxemos a discussão para o Grande ABC, que é sempre atingido durante o período das chuvas”, contou.
A reunião foi aprovada pelos participantes das sete cidades. “Foi muito produtiva e espero que seja a primeira de muitas. Esse tipo de reunião nos dá apoio e orientação nessas questões tão importantes e graves que são as situações de chuva”, falou o secretário de Assistência Social de São Bernardo do Campo, Carlos Romero.
A secretária de Assistência e Cidadania de Ribeirão Pires, Elza dos Anjos Iwasaki, destacou a importância da parceria com o Estado. “Hoje temos conversas e reuniões com o governo Estadual, que antes não tínhamos. Juntos tenho certeza que faremos um trabalho preventivo para as próximas chuvas para que não aconteça o que vivemos em março deste ano”, finalizou.