Aprendizes das Fábricas de Cultura apresentam o Projeto Espetáculo 2019
Formado por seis espetáculos com coautoria de 360 aprendizes, mini festival será apresentado na Sala Paschoal Carlos Magno e no anfiteatro do CCJ de forma gratuita em novembro
- Data: 23/10/2019 17:10
- Alterado: 23/10/2019 17:10
- Autor: Redação
- Fonte: Fábrica de Cultura
Crédito:Luciana Ponce
Após temporada nas regiões periféricas onde estão localizadas, as Fábricas de Cultura das zonas norte, sul e Diadema – equipamentos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciadas pela Poiesis – apresentam o Projeto Espetáculo 2019 no Teatro Sérgio Cardoso e no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (CCJ) durante duas semanas de novembro.
As apresentações serão gratuitas, a partir das 19h na Sala Paschoal Carlos Magno (do Teatro Sérgio Cardoso), espaço que recebe até 144 espectadores, e a partir das 17h no anfiteatro do CCJ, que comporta até 300 pessoas. Como um mini festival nos dias 11, 13, 14, 19, 22 e 26 de novembro, os espetáculos se concentram no tema “corpo” – que se impõe pelas marcas identitárias e que carrega a potência de sua ancestralidade para uma experiência criativa única.
O Projeto Espetáculo busca oferecer uma experiência aprofundada nas artes cênicas aos jovens de 12 a 21 anos. Ao longo de 10 meses, são realizadas pesquisas, ensaios e vivências que utilizam, simultaneamente, as linguagens do teatro, da dança, da música e do circo. Neste ano, o resultado foi de seis espetáculos com a participação e coautoria de 360 aprendizes que vivem nos distritos onde ficam as Fábricas de Cultura (Brasilândia, Capão Redondo, Diadema, Jaçanã, Jardim São Luís e Vila Nova Cachoeirinha), além da orientação de 50 arte-educadores.
A partir da leitura do conjunto da obra da professora, dramaturga e poeta Leda Martins, que pesquisa matrizes performáticas da cultura afro-brasileira, os grupos e arte-educadores das Fábricas das zonas norte e sul de São Paulo se inspiram e abordam como o corpo ocupa. Além disso, o corpo como lugar de encontro e de memória em cinco espetáculos. Já a Fábrica de Cultura Diadema, ativa desde novembro de 2018, estreia no Projeto Espetáculo com uma peça ópera hip hop.
Os jovens aprendizes se dedicam à formação artística, reconhecimento de potências, descoberta de afinidades, construção coletiva e troca de saberes. Assim, as turmas passam por formações feitas por arte-educadores de diferentes linguagens das Fábricas de Cultura, além da orientação artística de Eliana Monteiro, que já colaborou em 34 peças. De forma experimental e coletiva, o Projeto Espetáculo ocorre há 12 anos.
Desde 2013, com gestão da Poiesis, o Projeto Espetáculo realizou 240 apresentações, absorveu 1.900 aprendizes matriculados e alcançou 20.283 espectadores. Os grupos aprendem e praticam todo o processo de montagem de uma peça teatral, considerando a criação de texto e roteiro até os trabalhos técnicos de bastidores e como atores.
Para prestigiar as apresentações é recomendável chegar 1h antes na bilheteria referente para retirar os ingressos. Confira a sinopse dos espetáculos com as respectivas datas, horários, locais e fichas técnicas.
O mini festival do Projeto Espetáculo 2019 é gratuito e para um público a partir dos 12 anos de idade.
SERVIÇO:
Teatro Sérgio Cardoso | Rua Rui Barbosa, 153
PROJETO ESPETÁCULO JAÇANÃ 2019
11 de novembro, segunda-feira, às 19h
GUAPIRA – CONTRACANTO NA ENCRUZILHADA DA HISTÓRIA
Guapira – Contracanto na Encruzilhada da História resgata o movimento de ocupação da zona norte de São Paulo, em especial o bairro Jaçanã, que até 1930 chamava-se Guapira. A busca é questionar se um suposto movimento de progresso, que por si só seria legítimo, não esconde uma estratégia de apagamento de nossas ancestralidades e memórias históricas para atender aos desejos de uma classe dominante.
PROJETO ESPETÁCULO DIADEMA 2019
13 de novembro, quarta-feira, às 19h
ORIDYÁ, UMA FÁBULA HIP-HÓPERA
Ori em Yorubá significa cabeça e é também direcionamento no caminhar. Diadema é o adorno de metal ricamente decorado, que reis e rainhas usavam sobre a cabeça. OriDyá, uma fábula hip-hópera narra a saga dos irmãos gêmeos Surreal e Triunfo, que viajam no tempo por meio dos cinco elementos do hip hop. Inspirados no imaginário Afrofuturista, S & T estão dispostos a perceber, narrar e alterar as lacunas históricas.
O espetáculo finaliza com uma vivência, na qual elenco e público dançam os novos tempos.
PROJETO ESPETÁCULO JARDIM SÃO LUÍS 2019
14 de novembro, quinta-feira, às 19h
RUAS CRUZADAS – NJILA MPAMBU
Ruas Cruzadas – Njila Mpambu é a narrativa do povo Bamba que constrói sua história futura a partir dos cruzamentos entre presente e passado, além do encontro com sua ancestralidade. Tendo como inspiração Sankofa (símbolo adinkra do povo Axanti), veremos como a trajetória de nossos ancestrais está refletida na história e nos conflitos atuais que nos envolvem em uma grande encruzilhada. Muntu é menino- moleque que nasce predestinado a andar pelas ruas, desatar nós do passado para compreender o presente e criar futuros, contrariando todas as estatísticas.
PROJETO ESPETÁCULO CAPÃO REDONDO 2019
19 de novembro, terça-feira, às 19h
O AUTO DE QUERELA
Querela é uma jovem mãe que, ao que tudo indica, teve complicações no parto. Ao ouvir uma “incelença” (cantiga para defuntos) cantada em sua homenagem, conhece três de suas ancestrais que viveram em momentos distintos da história do Brasil: durante os anos de chumbo da ditadura militar; nos tempos do comércio de africanos escravizados no Cais do Valongo, Rio de Janeiro; e no decorrer da batalha entre indígenas e portugueses na Confederação dos Tamoios, século XVI. Guiada pelas três, Querela testemunha como o tempo é uma espiral de luta pela (r) existência de seu povo.
PROJETO ESPETÁCULO BRASILÂNDIA 2019
22 de novembro, sexta-feira, às 19h
SAMBA KALUNGA
Samba Kalunga narra a trajetória de Zumbi dos Palmares e da Rainha Nzinga, ambos líderes de quilombos, o primeiro no Brasil e a segunda na Angola. Traça um paralelo entre eles com as tias baianas do samba de São Paulo e Rio de Janeiro, e com líderes de espaços de resistência.
Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso | Av. Dep. Emílio Carlos, 3641
PROJETO ESPETÁCULO VILA NOVA CACHOEIRINHA 2019
26 de novembro, terça-feira, às 17h
RITO DA CACHOEIRINHA
Um pai levou seu filho para efetuar um rito de passagem para transformar o menino em homem. O garoto deveria permanecer uma noite sozinho em uma cachoeira para completar o rito. Durante a noite se depara com mulheres guerreiras que lutam para manter, na cachoeira, sua ancestralidade. Tudo foi soterrado, restando assim uma missão aos aprendizes: fazer nascer uma cachoeira.
Endereços:
Teatro Sérgio Cardoso
Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista, São Paulo – SP
(11) 3288-0136
Acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida
Estações de metrô próximas: São Joaquim e Brigadeiro
Linhas de ônibus: 475M-10 Jd. da Saúde; 967A-10 Imirim/Pinheiros
Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso
Av. Dep. Emílio Carlos, 3641 – Vila dos Andrades, São Paulo – SP
(11) 3343-8999
Acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida
Estação de ônibus próxima: Terminal Vila Nova Cachoeirinha
Linhas de ônibus: 978A-10 Term. Cachoeirinha/ Metrô Barra Funda
Funcionamento das unidades das Fábricas de Cultura: de terça a sexta-feira, das 9h às 20h; de finais de semana e feriados, das 12h às 17h.
www.fabricasdecultura.org.br