Após temporada de sucesso, mostra sobre o Egito Antigo entra na reta final no CCBB SP

Exposição inaugurada em fevereiro deste ano na capital paulista é a mais importante sobre o tema já realizada na América Latina e reúne peças oriundas do Museu Egizio de Turim, na Itália

  • Data: 21/12/2020 10:12
  • Alterado: 21/12/2020 10:12
  • Autor: Redação
  • Fonte: CCBB SP
Após temporada de sucesso, mostra sobre o Egito Antigo entra na reta final no CCBB SP

Múmia humana da 25ª dinastia é uma das atrações da mostra

Crédito:Ignacio Aronovich - Lost Art

Você está em:

A exposição Egito Antigo: do cotidiano à eternidade entra nas últimas semanas de visitação no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo. Em cartaz até 3 de janeiro, a mostra gratuita foi inaugurada em fevereiro deste ano como uma das principais atrações da agenda cultural na capital paulista.

São 140 obras que ajudam a entender aspectos sociais, religiosos e culturais da civilização, e integram a maior mostra já realizada na América Latina sobre o tema. As peças são oriundas do Museu Egizio de Turim, da Itália, o segundo maior em acervo egípcio do mundo, e ocupam os quatro andares do CCBB São Paulo, além do subsolo do prédio.

São apresentadas esculturas, pinturas, amuletos, objetos cotidianos, um Livro dos Mortos em papiro, objetos litúrgicos e óstracons (fragmento de cerâmica ou pedra usados para escrever mensagens oficiais), além de sarcófagos, múmias de animais e uma múmia humana da 25ª dinastia. A produção e organização são da Art Unlimited, com patrocínio do Banco do Brasil, BB DTVM, BB Seguros, copatrocínio da Brasilprev e apoio do Banco Votorantim.

Antes da pandemia da Covid-19, a exposição chegou a receber 100 mil visitantes ainda com menos de um mês de itinerância em São Paulo. Foi sucesso de público também no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, onde esteve entre outubro de 2019 e fevereiro deste ano, alcançando o recorde de visitantes na história do CCBB: 1.433.188 pessoas.

Seguindo os protocolos estaduais de segurança sanitária, o CCBB ficou fechado entre a segunda quinzena de março e outubro de 2020. A retomada das visitas foi feita de acordo com as normas de enfretamento à disseminação da Covid-19, respeitando o distanciamento social e apenas mediante agendamento prévio para limitação do público – os ingressos foram disponibilizados no aplicativo Eventim ou pelo site eventim.com.br.

“O principal objetivo da exposição é possibilitar um entendimento qualificado sobre a cultura egípcia”, explica Pieter Tjabbes, curador da mostra junto com Paolo Marini. “Para isso, as obras foram organizadas em diversos recortes, instâncias, ultrapassando limites temporais e regionais. É muito gratificante para todos os envolvidos a promoção do acesso gratuito à cultura”, completa.

Serviço

Egito Antigo: do cotidiano à eternidade

Até 3 de janeiro de 2021

Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo

Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico, Triângulo SP, São Paulo–SP

Aberto todos os dias, exceto às terças-feiras, das 9h às 19h

Acesso ao calçadão pela estação São Bento do Metrô – Linha 1-Azul

Informações: (11) 4297-0600

Entrada gratuita, mediante agendamento pelo aplicativo Eventim

Compartilhar:

  • Data: 21/12/2020 10:12
  • Alterado:21/12/2020 10:12
  • Autor: Redação
  • Fonte: CCBB SP









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados