Após ações contra Covid-19, Sabesp recebe certificado de Escritório Mais Seguro
Dois complexos administrativos obtiveram certificação por protocolo de medidas de segurança para reduzir risco de contaminação no ambiente de trabalho
- Data: 31/08/2020 10:08
- Alterado: 31/08/2020 10:08
- Autor: Redação
- Fonte: Sabesp
Crédito:
Após adotar uma série de ações de segurança para reduzir riscos de contaminação pelo novo coronavírus no ambiente de trabalho, a Sabesp obteve a certificação Escritório Mais Seguro para duas de suas sedes administrativas na capital.
O certificado foi concedido pela BeerOrCoffee, a maior plataforma de escritórios flexíveis do país, em conjunto com a Sercon, empresa referência em saúde e segurança do trabalho.
Foram atestados os complexos Costa Carvalho, em Pinheiros, e Ponte Pequena, no bairro de mesmo nome. Agora, a Sabesp concentra os esforços para que outras unidades também obtenham o documento.
Entre as ações de segurança do ambiente de trabalho adotadas pela Companhia estão avisos espalhados por toda a extensão dos dois complexos, como sinalizações no chão, para que as pessoas mantenham a distância e evitem aglomerações; protocolos específicos de limpeza e desinfecção das áreas, das estações de trabalho, dos equipamentos e até dos calçados; o espaçamento necessário entre as cadeiras e mesas; redução da capacidade máxima de elevadores, sanitários e vestiários; distribuição de kit pessoal de higienização para empregados na categoria de serviços essenciais; adoção de reuniões e eventos de forma virtual e orientação para que viagens sejam evitadas; medição de temperatura em todos os acessos e orientação em caso de temperatura superior a 37,8°C, entre outras.
O documento criado pela BeerOrCoffee está baseado nas orientações de diversos órgãos, como a OMS (Organização Mundial da Saúde), a ANAMT (Associação Nacional de Medicina do Trabalho), a OSHA (agência de saúde do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos) e a NIOSH (agência federal dos EUA para prevenção de doenças relacionadas ao trabalho), entre outras.
Atualmente, por causa da pandemia, apenas as áreas operacionais da Sabesp estão trabalhando em campo, para garantir o funcionamento do sistema de abastecimento e da infraestrutura de saneamento. O restante permanece em home office. Ainda não há previsão para retorno ao trabalho presencial, mas para garantir a segurança de todos, 40% do efetivo permanecerá em teletrabalho quando isso acontecer.