APOLGBT-SP, Fórum LGBTI+ e Diversa promovem o primeiro encontro da Rede de Orgulho

A ação tem o objetivo de formar um espaço de escuta e relacionamentos com a comunidade e países aliados

  • Data: 10/06/2022 11:06
  • Alterado: 10/06/2022 11:06
  • Autor: Redação
  • Fonte: APOLGBT-SP, Fórum LGBTI+ e Diversa
APOLGBT-SP, Fórum LGBTI+ e Diversa promovem o primeiro encontro da Rede de Orgulho

Crédito:Divulgação

Você está em:

A Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOLGBT-SP), a Diversa Arte e Cultura e o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ promovem o primeiro “Encontro da Rede de Orgulho”, no dia 18 de junho, das 10h às 12h, no hotel Pullman São Paulo Ibirapuera (Rua Joinville, 515 – SP). A atividade tem como objetivo a formação de um espaço de escuta e relacionamentos com a comunidade e países aliados, como Estados Unidos, Grã Bretanha, Chile e Alemanha. A Rede de Orgulho pretende incentivar ações e atividades comprometidas com os direitos humanos e a inclusão de pessoas LGBTI+.

O evento Rede de Orgulho, patrocinado pela Mondelez, Consulado dos Estados Unidos e Accor, antecede a Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, que neste ano ocorrerá de forma presencial, no dia 19 de junho, na Avenida Paulista. “A Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOLGBT-SP) é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos. Criada em 1999, por um grupo de ativistas, a associação tem como objetivo, além de celebrar o orgulho de viver a diversidade, através da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, desenvolver atividades e ações que objetivem a promoção dos direitos humanos, principalmente das pessoas LGBT+”, explica Cláudia Garcia, presidente da APOLGBT-SP.

“O empoderamento e a proteção de pessoas LGBTQI+ são prioridades da administração Biden. São também fundamentais para uma democracia forte. Nós, da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, estamos empenhados em trabalhar com governos, empresas e membros da sociedade civil para promover direitos e oportunidades para pessoas LGBTQI+ no país,” aponta David Hodge, Cônsul Geral dos Estados Unidos em São Paulo.

Reinaldo Bulgarelli, secretário executivo do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, ressalta que articular esforços e fortalecer o Fórum para impactar positivamente o ambiente empresarial e a sociedade tem sido um dos principais objetivos, que na prática, isso acontece por meio de iniciativas como a Rede de Orgulho. “Um grupo que se forma para dar potência a pensamentos e projetos que convergem para ampliar ações afirmativas junto da comunidade LGBTI+, conecta com mais facilidade os recursos e age de modo mais efetivo quando concentra o melhor que cada parte tem a oferecer, complementando nossos papéis e compreendendo a importância de nossas diferentes atuações. Assim, caminhamos ainda mais adiante, celebrando nosso orgulho e erradicando LGBTI+fobia em todos os espaços e relações”, finaliza Bulgarelli. Além disso, no evento será apresentada a Pesquisa Rainbow Homes, exclusiva da Nielsen IQ, sobre o perfil do consumidor LGBTI+ no Brasil.

Segundo relatório do Grupo Gay da Bahia, em 2021, o Brasil registrou 300 ocorrências de mortes violentas de pessoas LGBT+, um aumento de 8% em relação a 2020. Com um total de 276 homicídios e 24 suicídios, o país teve uma morte a cada 29 horas. Cassio Rodrigo, diretor executivo da Diversa, Arte e Cultura, enfatiza que a memória é um dos bens mais preciosos de um povo, seja ela transmitida de forma oral ou pela cultura. Para a Diversa, atuar na preservação da memória da população LGBTI+ é evitar o apagamento de vidas, muitas vezes ceifadas pela LGBTfobia. “Fazer parte desta rede de interlocutores preocupados com os direitos da população LGBTI+ nos enche de orgulho”, complementa o executivo.

O evento é exclusivo para pessoas convidadas e contará com a presença dos representantes das seguinte empresas signatárias: Leo Burnett, P&G, Ambev, Corteva, Via Varejo, Stocche Forbes, Veirano Advogados, Nielsen IQ, Cisco, ContiTech, Mondelez e Intel. Os movimentos sociais, além dos já mencionados acima, temos: Grupo Dignidade, Instituto Boa Vista, Grupo Arco-Íris, Aliança Nacional LGBTI+ e Mães pela Diversidade.

Agenda

9h – Welcome Coffee

10h05 – Abertura oficial Associação da Parada

10h15 – Fala de anfitriões patrocinadores

10h25 – Perspectivas Internacionais de Orgulho LGBTI+ e Direitos Humanos

10h35 – Direito à Memória da Comunidade LGBTI+

10h45 – Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+

10h55 – O perfil do consumidor LGBTI+ no Brasil – Pesquisa Rainbow Homes (Nielsen IQ)

11h05 – Projeto Trajetória de Impacto Social em Rede para pessoas trans

11h30 – Escuta participativa e ágil – Formação Rede do Orgulho e canal de comunicação

11h50 – Encerramento

Compartilhar:

  • Data: 10/06/2022 11:06
  • Alterado:10/06/2022 11:06
  • Autor: Redação
  • Fonte: APOLGBT-SP, Fórum LGBTI+ e Diversa









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados