APL de RH no Grande ABC debate ações para os próximos períodos em Planejamento Estratégico
Oficina de Planejamento Participativo definiu ações para os próximos períodos
- Data: 28/06/2023 13:06
- Alterado: 28/06/2023 13:06
- Autor: Angélica Reis
- Fonte: Agência GABC
Oficina de Planejamento Participativo definiu ações para os próximos períodos
Crédito:Divulgação
Nesta segunda-feira (26/06), foi realizado o Planejamento Estratégico do APL (Arranjo Produtivo Local) de RH no Grande ABC. A iniciativa, realizada juntamente da Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC e Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), reuniu profissionais e empresas de Recursos Humanos, Universidades, Prefeituras e entidades de classe.
Durante todo o dia, os mais de 50 participantes foram ouvidos e acompanharam todo o planejamento, debatendo temas de dentro e fora das empresas. O Sebrae foi o responsável por moderar a Oficina de Planejamento Participativo, organizando as demandas, dores, problemas enfrentados pelos atores, soluções e definindo os responsáveis pela execução das ações. Também foram estabelecidos os próximos passos do APL, que busca de forma inédita a formalização junto ao Governo do Estado.
“Entre as demandas encontradas estiveram questões de dentro das empresas, mas também muitas questões macroeconômicas, como a necessidade melhorar o relacionamento com o poder público, o aumento das capacitações, acesso aos alunos das escolas públicas e privadas, a busca por linhas de crédito, entre outros”, comentou o técnico do Sebrae SP, José Roberto Rodriguez Silva, que comandou os trabalhos juntamente à técnica Juliana Gobbi e do gerente interino do escritório do Sebrae Grande ABC, Paulo Sergio Franzosi.
Uma outra preocupação foi a mudança das relações de trabalho e o comportamento dos jovens nessa questão, bem como os desafios do setor quanto às profissões do futuro. O presidente da Agência de Desenvolvimento, Aroaldo da Silva, ressalta a relação dessas e outras transformações com a necessidade de tratar as pessoas envolvidas.
“Entendo que esse planejamento ocorre num momento propício, em que enfrentamos diversas transformações, por isso precisamos saber qual será o rumo para essas mudanças na nossa região e como trataremos as pessoas envolvidas nesse processo”, destaca Silva.
Para o Coordenador da Rede de Gestores de RH, Marcelo Dantas, a iniciativa fortalece a importância de que os atores se apropriem do debate. “O evento foi muito produtivo para o seguimento das ações do APL. É necessário que todos os profissionais e empresários da área se apropriem desse debate para conseguirmos colocar em prática o que sairá deste planejamento”, afirma Dantas.
Com o levantamento das informações realizado na atividade, será sistematizado e criado o documento do Planejamento Estratégico que organizará as ideias e norteará as ações do grupo. Junto ao lançamento do material, também estará definido um cronograma para os próximos períodos com as realizações a serem priorizadas.
A ação é uma iniciativa da AGERH (Associação dos Gestores de Recursos Humanos) e Rede de Gestores de RH no ABC, em conjunto com Sebrae e Agência e com o apoio da APDPRH (Associação dos Profissionais de Departamento Pessoal e Recursos Humanos), ABC Valley e AEPIS (Associação das Empresas do Polo Industrial do Sertãozinho). Participaram as Prefeituras de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Mauá, assim como o Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Senai (Santo André e Mauá), Universidade São Judas Tadeu, Fundação Santo André, Sindicato dos Químicos do ABC, Associação Comercial de São Caetano do Sul e representantes de mais de 20 empresas.