Aniversário de Tom Jobim é celebrado com documentário em sua homenagem

Canal Curta! exibe o documentário “A Música Segundo Tom Jobim”

  • Data: 22/01/2021 15:01
  • Alterado: 22/01/2021 15:01
  • Autor: Redação
  • Fonte: Curta!
Aniversário de Tom Jobim é celebrado com documentário em sua homenagem

Tom Jobim e a cantora Elis Regina

Crédito:Divulgação/Canal Curta!

Você está em:

Considerado a principal força por trás da Bossa Nova, o maestro, cantor e compositor Tom Jobim faria aniversário de 94 anos neste dia 25 de janeiro. Para comemorar, o canal Curta! exibe o documentário “A Música Segundo Tom Jobim”, de Nelson Pereira dos Santos e Dora Jobim, neta do maestro.

Assim como a máxima do próprio Tom, que dizia que “só a linguagem musical basta”, o longa conta a história do artista a partir de diversas performances de suas composições mais lendárias, sem qualquer tipo de narração, legenda ou depoimentos. Entre as canções, estão clássicos como “Garota de Ipanema”, “Chega de Saudade” e “Águas de Março”.

O filme apresenta uma série de gravações realizadas no Brasil e em outros países, revelando um rico material de arquivo. Entre as muitas performances, estão as de artistas como Frank Sinatra, Judy Garland, Ella Fitzgerald, Gal Costa, Elis Regina, Paulinho da Viola e Gilberto Gil. O documentário aborda, ainda, a parceria entre Tom e Vinicius de Moraes, e a influência da música erudita em sua obra. A exibição é na Segunda da Música, 25 de janeiro, às 22h30.

Documentário de Belisario Franca fala de economia sustentável na Amazônia

O documentário “Amazônia Eterna”, dirigido por Belisario Franca, mostra como nove projetos para o uso da Floresta Amazônica de forma sustentável podem beneficiar a população local e ainda promover parcerias economicamente vantajosas.

O filme foi o vencedor do prêmio de melhor documentário no Brazilian Film & Television Festival of Toronto, em 2013, contando com imagens impressionantes da floresta. A proposta é apresentar uma nova visão sobre as possibilidades de convivência harmônica entre atividades da chamada “economia verde” e o ecossistema amazônico. A exibição é na Sexta da Sociedade, 29 de janeiro, às 22h30.

Segunda da Música – 25/01

22h30 – “A Música Segundo Tom Jobim”
Conheça a história do cantor e compositor Tom Jobim, considerado a principal força por trás da Bossa Nova. “A Música Segundo Tom Jobim” é um filme de montagem, que apresenta uma seleção de performances das principais canções de Tom Jobim gravadas em filmes e/ou vídeos, no Brasil e no exterior. Além dos intérpretes famosos do passado e de diversas nacionalidades e línguas, participam do filme jovens intérpretes brasileiros em cujo repertório destaca-se a obra de Tom Jobim. Diretor: Nelson Pereira dos Santos e Dora Jobim. Duração: 85 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 26 de janeiro, terça-feira, às 02h30 e às 16h30; 27 de janeiro, quarta-feira, às 10h30; 30 de janeiro, sábado, às 15h30; 31 de janeiro, domingo, às 22h30.

Terça das Artes – 26/01

22h30 – “Caixas Mágicas” (Série) — Episódio: “Olhar Obs-ceno: Hilda Hilst além da cena em ‘O Verdugo’”
Para Anatol Rosenfeld, importante crítico e teórico do teatro brasileiro, “é raro encontrar, no Brasil e no mundo, escritores, ainda mais nestes tempos de especializações, que experimentam cultivar os três gêneros fundamentais da literatura — a poesia lírica, a dramaturgia e a prosa narrativa — alcançando resultados notáveis nos três campos. A este pequeno grupo pertence Hilda Hilst”. A dramaturgia de Hilst, precursora no Brasil de uma escrita teatral feminina, se concentra no poder subversivo da palavra em cena. Diretor: Rodrigo Campos. Duração: 26 min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos: 27 de janeiro, quarta-feira, às 02h30 e às 16h30; 28 de janeiro, quinta-feira, às 10h30; 30 de janeiro, sábado, às 18h; 31 de janeiro, domingo, 09h15.

Quarta de Cinema – 27/01

22h05 – “Na Ilha” (Documentário)
“Na Ilha” é um documentário imersivo no processo de montagem de filmes. Vinte montadores do cinema brasileiro expõem as nuances dessa arte, seus segredos e processos. Com o cinema digital, muitos trabalham em suas casas ou escritórios, locais onde os filmes ganham sua forma final, e suas narrativas são construídas. Tudo pode mudar até o último minuto. O documentário mostra as escolhas e os métodos desses montadores e faz um panorama do cinema brasileiro. Diretor: Julia Bernstein e Vinícius Nascimento. Duração: 75min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos: 28 de janeiro, quinta-feira, às 2h05 e 16h05; 29 de janeiro, sexta-feira, às 10h05; 30 de janeiro, sábado, às 14h e 31 de janeiro, domingo, às 21h10.

Quinta do Pensamento – 28/01

20h30 – “Fronteiras do Pensamento” (Série) – Episódio: “Janna Levin”
Com os olhos voltados para o universo, a respeitada física teórica e astrônoma Janna Levin busca compreender os buracos negros e as ondas gravitacionais no espaço-tempo. Para além do seu trabalho como pesquisadora, porém, Levin atua como importante divulgadora da ciência por meio dos seus romances. Seu livro mais recente, “A música do universo”, conta a história da obsessão de três cientistas e físicos – que receberam o Prêmio Nobel de Física em 2017 –, em uma jornada de 50 anos para detectar as ondas gravitacionais. Neste episódio, “Fronteiras do Pensamento”, a cientista fala sobre questões preciosas da nossa existência e, claro, sobre a ciência e seu papel unificador. Direção: André Brandão, Ricardo Carioba. Duração: 26 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 29 de janeiro, sexta-feira, às 0h30 e às 14h30; 30 de janeiro, sábado, às 19h45; 31 de janeiro, domingo, às 11h10; 01 de fevereiro, segunda-feira, às 08h30.

Sexta da Sociedade – 29/01

22h30– “Amazônia Eterna” (Documentário)
A Floresta Amazônica é, hoje, um imenso laboratório de experiências sustentáveis que revelam uma nova relação entre homens, corporações e este patrimônio natural imprescindível para a vida no planeta. Lá, são aplicadas as diretrizes de um novo modelo econômico mundial: a economia verde. Mas quanto valem os serviços que esta commodity invisível presta para a humanidade? E quem deve lucrar com isso? Em busca dessas respostas, o filme mostra iniciativas de sucesso, discute novas possibilidades com especialistas e mergulha numa viagem sensorial pelo cotidiano de quem habita a floresta. Diretor: Belisário Franca. Duração: 79 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 30 de janeiro, sábado, às 02h30; 01 de fevereiro, segunda-feira, às 16h30; 02 de fevereiro, terça-feira, às 10h30.

Sábado – 30/01

19h10 – “Clássicos do Rock” (Série) – Ep. “Joan Baez”
Show da cantora de música folk Joan Baez, ícone da contracultura americana. Diretor: John Dauriac. Duração: 30 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 31 de janeiro, domingo, às 10h30.

Domingo – 31/01

14h15 – “Clementina” (Documentário)
O documentário faz uma viagem através das músicas e da história de Clementina de Jesus, incluindo os sambas mais poéticos, o batuque cheio de balanço e os cantos religiosos que revelam uma comunicação forte com o mundo sagrado. Diretora: Ana Rieper. Duração: 75min. Classificação: Livre. 

Compartilhar:

  • Data: 22/01/2021 03:01
  • Alterado:22/01/2021 15:01
  • Autor: Redação
  • Fonte: Curta!









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados