André Brendler visita Canil da Guarda Civil Municipal
Nesta manhã o Canil da Guarda Civil de Diadema recebeu a visita do adestrador alemão de cães da empresa Spürhundeschule, André Brendler e a assistente, Vivien Nitsche.
- Data: 29/08/2013 16:08
- Alterado: 29/08/2013 16:08
- Autor: Keila Macedo
- Fonte: PMD
Crédito:
Eles estiveram na cidade pela primeira vez, conheceram as instalações do canil e realizaram dois treinamentos com a equipe. Durante o encontro o adestrador da GCM Primeira Classe, Julio Cesar Oliveira, fez uma demonstração da técnica da mordida no braço. O pastor alemão Zeus, o atacou por reagir à abordagem da guarda. Na ocasião foi analisada a pressão da mordida e a agilidade do cão. “Zeus é muito forte e está bem treinado. Nós adquirimos os cães ainda filhotes e realizamos o treinamento de acordo com as necessidades do município”, comentou o supervisor do canil, Antonio Fernandes.
Quanto ao treinamento, primeiro foi realizada a ação de figurante para cão. Com auxílio de um travesseiro na boca do cão, da raça belga de Malinois, Ares, o alemão realizou o exercício para aumentar a pressão da mordida. Andre estimulava o cão para melhorar a concentração e não largar o objeto. Depois, para verificar a sensibilidade do faro do cão Hunter, um labrador, foram utilizados dois saches com essência de cocaína e maconha escondidos em uma sala para que o animal localizasse.
O treinador elogiou a rapidez e a eficiência do cão. “Ele foi muito bem e encontrou super rápido”, comentou. Além disso, ressaltou que o canil é limpo, a estrutura tem padrão internacional e os cães são muito bem tratados. “Gosto de visitar as unidades para verificar as diferenças de treinamentos dos países e trocar experiências. Vocês estão muito bem”, afirmou.
CAMPEÃO – O Canil da GCM iniciou suas atividades em maio de 2008. Em pouco mais de cinco anos já conquistou diversos títulos, incluindo o de bicampeão do Campeonato de Cães de Polícia das Guardas Civis Municipais do Brasil. Atualmente conta com seis cães, sendo um labrador, três belgas de Malinois (dois filhote), um pastor alemão e um pastor cinza (filhote) além de sete GCMs cinotécnicos, qualificados para condução e treinamento.
O canil trabalha com apreensão de drogas e patrulhamento, em apoio às operações de fiscalização, em conjunto com a Polícia Militar. Também tem papel socioeducativo, com apresentações em eventos nas escolas.