Análise direta do IDHM no ABC
São Caetano é a cidade com o maior índice do país, o que repercute muito bem para a região. E as outras 6 cidades? Estão fora do mapa?
- Data: 30/07/2013 15:07
- Alterado: 30/07/2013 15:07
- Autor: Alex Faria
- Fonte: pnud.org
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O que é o IDH
O objetivo da criação do Índice de Desenvolvimento Humano foi o de oferecer um contraponto a outro indicador muito utilizado, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que considera apenas a dimensão econômica do desenvolvimento. Criado por Mahbub ul Haq com a colaboração do economista indiano Amartya Sen, ganhador do Prêmio Nobel de Economia de 1998, o IDH pretende ser uma medida geral, sintética, do desenvolvimento humano. Apesar de ampliar a perspectiva sobre o desenvolvimento humano, o IDH não abrange todos os aspectos de desenvolvimento e não é uma representação da "felicidade" das pessoas, nem indica "o melhor lugar no mundo para se viver". Democracia, participação, equidade, sustentabilidade são outros dos muitos aspectos do desenvolvimento humano que não são contemplados no IDH. O IDH tem o grande mérito de sintetizar a compreensão do tema e ampliar e fomentar o debate apontar necessidades de investimentos particularmente nos aspectos em que baseia sua medida: educação, longevidade e renda.
As faixas classificatórias do Índice de Desenvolvimento Municipal (IDHM) são "muito baixo" (0 a 0,499); "baixo" (0,500 a 0,599); "médio" (0,600 a 0,699); "alto" (0,700 a 0,799) e "muito alto" (0,800 a 1).
Em 2000, o IDHM geral do Brasil era 0,612, considerado "médio". A Região Sudeste tem a maior concentração de cidades com índice alto e muito alto, seguida pela região sul. Já nas regiões norte e nordeste, a maioria das cidades tem índices baixos e no centro-oeste no índice médio.
Como são medidos os índices
EDUCAÇÃO
O acesso ao conhecimento (educação) é medido por: i) média de anos de educação de adultos, que é o número médio de anos de educação recebidos durante a vida por pessoas a partir de 25 anos; e ii) a expectativa de anos de escolaridade para crianças na idade de iniciar a vida escolar, que é o número total de anos de escolaridade que um criança na idade de iniciar a vida escolar pode esperar receber se os padrões prevalecentes de taxas de matrículas específicas por idade permanecerem os mesmos durante a vida da criança
LONGEVIDADE
A esperança de vida ao nascer é o indicador utilizado para compor a dimensão Longevidade do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM); reflete as condições de saúde e de salubridade no local.
RENDA
Calculada tendo como base o PIB per capita (por pessoa) do país. Como existem diferenças entre o custo de vida de um país para o outro, a renda medida pelo IDH é em dólar PPC (Paridade do Poder de Compra), que elimina essas diferenças.
A diferença apontada revela Diadema, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e Mauá com o IDHM Alto e Santo André, São Bernardo e São Caetano já na faixa máxima de IDHM.
Podemos concluir que embora ainda sejam necessários investimentos em saúde e saneamento básico, é primordial que existam investimentos em educação e geração de renda para melhorarmos nossa qualidade de vida.
A REALIDADE
Sem querer desmerecer o índice ou o que ele procura retratar, é claro que estamos longe de viver uma alta qualidade de vida como apontado. A desigualdade social, a violência que nos cerca, o descaso das autoridades nos quesitos importantes à qualidade de vida apontam em outra direção. A crueldade com as quais castigam os empresários com impostos desumanos e totalmente fora do que acontece em outros países que crescem e se desenvolvem com mais desenvoltura que o castigado Brasil; a péssima situação dos hospitais e o descaso com o atendimento da população pululam na qualidade da saúde. O que falar da educação? faltam escolas, falta respeito. Respeito sim senhor; respeito aos nossos mestres que se veem sacrificados, verdadeiros mártires da educação, lutando por um ideal de ENSINAR. Emendamos nos trabalhadores, sem dignidade, com um péssimo acumulo do já citado. Podemos enumerar as diferenças e as similaridades: Renda, Saúde, Ensino; os três pilares do IDH os quais convergem a Desvio e Desrespeito.
Grandes obras são realizadas, mas falta infraestrutura para suportá-las. Do que adianta hospitais sem equipamentos, médicos, enfermeiros, remédios; escolas com professores desacreditados e desacreditando? Sem generalizar, a corrupção norteia os passos políticos e mascaram quaisquer índices levantados.