Amor próprio em pauta: 20% da mulheres brasileiras enfrentam problemas de autoestima
Especialista fala sobre cuidados que impulsionam o processo de resgate do autoamor feminino
- Data: 07/05/2023 11:05
- Alterado: 07/05/2023 11:05
- Autor: Redação
- Fonte: Assessoria
Crédito:Divulgação/Freepick
Hoje em dia ainda é comum encontrar pessoas que enxergam assuntos sobre moda, beleza e cuidados estéticos como superficiais, afinal, são temas relacionados à aparência. Mas, até que momento pautas como essa são consideradas rasas?
De acordo com um estudo realizado pela consultoria Kantar, cerca de 20% das mulheres brasileiras possuem baixa autoestima. Entre as razões identificadas na pesquisa, a ausência de autonomia financeira, sexual, corporal e liberdade de pensamento e expressão se destacaram.
Outro ponto apresentado pelo estudo é a relação entre a idade e a autoaceitação, já que mulheres a partir dos 29 anos tendem a se sentir mais seguras consigo mesmas. Em contrapartida, uma pesquisa do Nube apontou que jovens mulheres enfrentam dificuldades relacionadas ao amor próprio.
Para a especialista e CEO do espaço Beauty Club, Marta Cabral, a beleza e cuidados estéticos são pilares importantes na construção da autoestima da mulher e desenvolvimento do amor próprio. “Saber que você está se cuidando, olhar no espelho e gostar do que vê são processos importantes para fortalecer a autoestima. Não é um fator banal.”, diz a empresária.
“É comum a mulher se perder de quem ela é com a correria e rotina diária. Então, quando ela tem a oportunidade de se ver novamente como mulher e ver a imagem que ela quer transmitir refletida no espelho. Acredito que é um resgate da autoestima feminina gostar da imagem de si própria”, diz.