Amigo Edu ajuda estudantes com app gratuito com todas as questões corrigidas do ENEM
Além das provas comentadas realizadas entre 2009 e 2019, ferramenta disponibiliza acesso gratuito às disciplinas que caem no exame
- Data: 04/10/2021 15:10
- Alterado: 04/10/2021 15:10
- Autor: Redação
- Fonte: Amigo Edu
Preparaê
Crédito:Marcelo Camargo/ Agência Brasil
A edtech Amigo Edu, marketplace de educação focado em captação para instituições de ensino superior e soluções financeiras para estudantes, lançou uma nova iniciativa para quem está se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que vai ocorrer em 21 e 28 de novembro.
Trata-se do aplicativo Preparaê, totalmente gratuito e disponível para iOS e Android, que traz todas as questões do ENEM das provas realizadas entre 2009 e 2019, para o estudante treinar e avaliar seu nível de preparação. Quando erra uma questão, o app mostra a resposta certa e a justificativa, além de conteúdo gratuito disponível na internet sobre o tema e disciplina, para o estudante se aprofundar.
O Preparaê é resultado de uma ampla pesquisa feita pelo Amigo Edu, com o objetivo de mapear as principais dificuldades dos estudantes que estão se preparando para o ENEM. Ela indica que pelo menos 80% dos candidatos usam o celular para estudar o conteúdo da prova, sendo que cerca de 30% o fazem exclusivamente pelo smartphone. O levantamento também lançou luz sobre outras dificuldades enfrentadas pelos candidatos, entre elas o fator econômico, agravado com a pandemia.
“Levamos tudo isso em conta, criando um aplicativo para facilitar o acesso dos estudantes às disciplinas exigidas pelo ENEM pelo celular e totalmente gratuito, uma vez que os demais apps com esse objetivo são todos pagos, algo que a maioria dos candidatos não tem condições de bancar”, afirma Beto Dantas, CEO do Amigo Edu.
Por causa da pandemia, a edição de 2020 do ENEM, realizada em janeiro, teve um número recorde de abstenções – mais de metade dos inscritos não compareceram às provas. Após uma decisão judicial, o Ministério da Educação (MEC) teve de conceder novamente isenção de taxa de inscrição (de R$ 85) a alunos mais vulneráveis que haviam deixar fazer a última edição da prova por temor de contaminação pelo novo coronavírus.
Com isso, os estudantes de baixa renda que tiveram isenção do exame em 2020 podem fazer inscrição até o dia 26 de setembro. Para esse público, as provas do Enem 2021 serão aplicadas em 9 e 16 de janeiro de 2022, mesma data da realização do Enem para Pessoas Privadas de Liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL).
Cadastro no app
Para ter acesso à plataforma que roda o Preparaê, basta baixar gratuitamente o aplicativo, preencher o cadastro e usufruir de seu conteúdo. Ela mostra o desempenho por dia, semana e mês de cada disciplina no período selecionado. Também é possível comparar a performance com períodos anteriores e ainda saber exatamente quais são os pontos fracos que precisam ser reforçados nas matérias que caem na prova (Matemática, Física, Química, Biologia Gramática, História, Literatura, Geografia, Filosofia, Sociologia, Inglês e Espanhol).
Além de oferecer sugestão de links no Youtube de conteúdos gratuitos dos temas que devem ser melhorados, o Preparaê ainda traz outras surpresas. Numa delas, a plataforma traz todo mês um tema diferente de redação para o usuário desenvolver. Para obter a correção da redação comentada, basta ao estudante indicar duas pessoas para baixar o aplicativo. O Amigo Edu também dispõe de um curso de redação para ajudar os estudantes.
“Com o Preparaê, o Amigo Edu conseguiu montar uma seleção de conteúdo de forma organizada e gameficada, indicando todos os temas que caem na prova”, afirma Beto Dantas. “E tudo isso é gratuito, pois nossa missão é dar acesso à educação ao maior número de jovens possível”, finaliza o CEO do Amigo Edu.
Outra dica é aproveitar a proximidade do ENEM e fazer inscrição para o Exame Nacional do Amigo Edu (ENAE), simulado gratuito e online criado pela edtech que segue os moldes do ENEM. Assim como no último simulado, que teve mais de 100 mil inscritos, a nota do ENAE poderá ser utilizada pelo candidato para ingressar em mais de 150 faculdades privadas de todo o Brasil que fizeram parceria com o Amigo Edu, sem necessidade de fazer o vestibular e com possibilidade de desconto nas mensalidades.
Para obter mais informações do Preparaê, basta acessar a página do ENAE – e, claro, aproveitar para fazer a inscrição no simulado gratuito e online do Amigo Edu.