Ambulatório Dia Trans completa um ano de vidas transformadas
Cerimônia de aniversário será nesta quinta-feira com balanço das ações desenvolvidas nesse período, além da apresentação do time de futsal Spartanos, formado por usuários do serviço
- Data: 14/09/2022 11:09
- Alterado: 15/08/2023 22:08
- Autor: Renata Nascimento
- Fonte: PMD
Ambulatório Dia Trans completa um ano de vidas transformadas
Crédito:Dino Santos
A Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promove solenidade em comemoração ao 1º aniversário do Ambulatório Dia Trans: um ano de vidas transformadas, no próximo dia 15 de setembro, às 14h, no auditório do Quarteirão da Saúde (QS).
A cerimônia terá a presença da vice-prefeita, Patty Ferreira; da secretária municipal de saúde, Dra Rejane Calixto; do coordenador de Políticas de Cidadania e Diversidades, Robson de Carvalho; da diretora técnica do Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS São Paulo; Diana Santos Fernandes, além de representantes da Câmara Municipal, do Centro de Apoio Regional de Saúde da DRS1 – Departamento Regional de Saúde (CARS) da Grande SP. Para fazer relato de experiência, participarão Diana Santos Fernandes, mulher trans e paciente número 4 do Dia Trans, e Noah Gabriel da Silva Santos, homem trans que fez toda a transição em Diadema.
A coordenadora do ambulatório, Vanessa Ribeiro Romão, fará a apresentação dos atendimentos realizados em um ano de funcionamento do serviço. Desde sua criação, o Dia Trans já recebeu 180 pessoas.
Humanização
Durante o evento, será apresentado o Protocolo de Cuidado Hospitalar a Pessoas Trans e Travestis no Hospital Municipal de Diadema e a Cartilha Virtual do Dia Trans. O fluxo de cuidado apresentado no documento é reflexo da construção de uma política de saúde orientada pelos princípios norteadores do SUS: universalidade, equidade, integralidade e participação social, promovendo a equidade em saúde e reconhecendo a necessidade de instituir mecanismos de promoção da saúde integral das populações estratégicas. “Com esse novo fluxo de atendimento, o nome social e a identidade de gênero serão respeitados desde a abertura da ficha até o encaminhamento para internação, respeitando a especificidade clínica e o nome social, sempre de forma humanizada e acolhedora para cada paciente”, explica Dra Rejane Calixto.
Já a cartilha é um guia de consulta sobre os serviços oferecidos no ambulatório e os fluxos de atendimento, tanto para população quanto para informação dos profissionais da rede municipal como um todo.
A programação ainda inclui atividades culturais, apresentação do episódio 3 do Webdocumentário “Vidas Trans Importam”, produção da Coordenadoria de Diversidades, em parceria com a Secretaria de Comunicação e uma homenagem aos funcionários do ambulatório.
O evento encerra com a apresentação do time de futsal Spartanos, formado por usuários do serviço a partir da necessidade de introduzir atividade física na rotina para melhorar a saúde física desses moradores.
Dia Trans
O serviço oferta atendimento de saúde a travestis e transexuais, acolhimento médico ambulatorial e pré e pós-operatório, acolhimento em enfermagem, psicologia, psiquiatria e serviço social, tratamento clínico no processo transexualizador e hormonioterapia e abre espaço para fala, escuta e acolhimento das demandas das travestis e de transexuais que moram na cidade. O acolhimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, no Ambulatório DiaTrans, que fica localizado no segundo andar do Quarteirão da Saúde.
Para garantir o acesso ao processo transexualizador, o usuário deve ter idade mínima de 18 anos. Crianças e adolescentes menores de 16 anos são encaminhados para o Projeto Sexualidade (ProSex), do Hospital das Clínicas, onde tem hebiatria e realiza o acompanhamento desse público.
Programação do mês
As celebrações de aniversário tiveram início em 1º de setembro, com a roda de conversa sobre saúde da população trans e hormonioterapia voltada para homens trans e não-binários. Ainda estão previstos um jogo amistoso entre o time Spartanos e Mandabusca (Sorocaba), em 25 de setembro, e a Oficina de Sexualidade e Relações de Gênero, no dia 26 de setembro.
Serviço:
1º aniversário do Ambulatório Dia Trans: um ano de vidas transformadas
15 de setembro de 2022, quinta-feira, às 14h.
Local: auditório do Quarteirão da Saúde. Avenida Antonio Piranga, 700 – Centro.