Alunos de Etec aprendem empreendedorismo a partir de ações sociais
Professora da Etec Francisco Garcia, de Mococa (SP), identifica o que cada aluno faz de melhor e sugere que essas habilidades sejam usadas na solução de problemas reais da sociedade
- Data: 02/02/2023 15:02
- Alterado: 02/02/2023 15:02
- Autor: Redação
- Fonte: CPS
Estudantes durante participação em uma das iniciativas da Escola Técnica Estadual
Crédito:Divulgação
Fazendo com que os alunos usem suas maiores habilidades para contribuir com ações sociais, a Escola Técnica Estadual (Etec) Francisco Garcia, de Mococa, está ensinando empreendedorismo aos jovens. O projeto Heróis em Ação começou em 2022, deu bons resultados e terá prosseguimento em 2023 como componente curricular dos cursos Técnicos de Informática para Internet, Química e Mecânica.
A iniciativa foi da professora Jaqueline Domenciano, que queria trabalhar o perfil empreendedor de cada aluno no enfrentamento de problemas reais da sociedade.
Em conjunto, educadora e estudantes elaboraram um calendário com sete atividades a serem trabalhadas ao longo do ano. “A primeira coisa que fiz foi perguntar aos alunos em que eles se consideravam bons e como essas qualidades poderiam contribuir para construir um mundo melhor”, comenta Jaqueline.
O objetivo da professora era ensinar aos jovens práticas como liderança, capacidade de identificar e solucionar problemas, definição de oportunidades e trabalho em equipe. “A ideia era utilizar o empreendedorismo de maneira lúdica e foi muito gratificante ver todas as etapas sendo concluídas e tanta gente recebendo ajuda com nossas ações”, pontua.
Algumas das ações já desenvolvidas pelo Heróis em Ação:
Arrecadação de alimentos para confecção de cestas básicas;
Criação de um varal solidário para doação de roupas a quem precisasse;
Coleta de caixinhas de leite vazias para a confecção de casinhas para animais abandonados;
Arrecadação de produtos de higiene pessoal (absorventes, sabonetes e creme dental) para distribuir às mulheres em situação de vulnerabilidade social;
Palestras que abordaram a necessidade de preservação do meio ambiente, a importância do voto consciente e a campanha #ZeroPreconceito, na qual os alunos puderam conscientizar a população de que somos todos iguais, independentemente de cor, raça, religião e gênero.
“Em todas essas iniciativas, priorizamos nossos alunos e os colaboradores que desejavam receber os produtos arrecadados. Só depois selecionamos Organizações Não Governamentais (ONGs) locais para distribuição dos itens”, lembra.
A aluna do curso Técnico de Informática para Internet, Glória Vieira Marques Tavares ressalta que o projeto Heróis em Ação melhora a sociedade ao mesmo tempo em que muda o futuro dos estudantes. “Trabalhamos diversas práticas empreendedoras e empáticas, que eu vou levar para a minha vida. Além dos projetos, também tivemos a oportunidade de criar um portfólio educacional, que será muito importante para nos colocar no mercado de trabalho porque poderemos mostrar toda a nossa jornada no Ensino Médio e nosso potencial profissional.”
Com a aprovação dos alunos e dos beneficiados pelo projeto, Jaqueline já tem muitos planos para que a iniciativa dê ainda mais frutos em 2023.