Alunos da Escolinha de Triathlon participam de ação pelo meio ambiente em Itú (SP)

Serão etapas divididas entre trabalho de campo, palestras e manutenção dos espaços.

  • Data: 12/05/2023 13:05
  • Alterado: 12/05/2023 13:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Escolinha de Triathlon
Alunos da Escolinha de Triathlon participam de ação pelo meio ambiente em Itú (SP)

Alunos da Escolinha de Triathlon em Itú (SP) aprenderam sobre as árvores e colocaram a mão na massa

Crédito:Divulgação

Você está em:

Mais do que treinar natação, ciclismo e corrida, a Escolinha de Triathlon Formando Campeões também reforça o time da sustentabilidade. Nesta semana foi iniciada uma ação muito importante para a cidade de Itú, no interior paulista. Os alunos e professores do núcleo ituano estiveram na região central para ajudar no plantio de 78 árvores na primeira fase do projeto capitaneado pela Secretaria do Meio Ambiente de Itú que visa melhorias no ambiente da cidade. Serão etapas divididas entre trabalho de campo, palestras e manutenção dos espaços.

A ideia é criar um senso de proteção ao meio ambiente, por meio do plantio de árvores. No caso, a espécie escolhida foi o resedá, que apesar de ser muito utilizada como ornamento, por ser exótica, também possui o papel de melhorar a qualidade do ar. Outro ponto importante a ser destacado sobre esse tipo de árvore é que ele também atrai borboletas e abelhas, por conta de suas floradas. Portanto, além de embelezar o centro da cidade, também terá papel essencial na polinização e proliferação de novas flores espalhadas.

“Estamos muito contentes em poder participar dessa ação. Isso mostra que o esporte e o projeto abrem novas oportunidades de aprendizado, além da consciência social e ambiental serem trabalhadas em sua essência. Essa parceria com a Secretaria do Meio Ambiente veio em boa hora e já estamos ansiosos para as novas fases”, conta o professor Thiago Mantovani, da Escolinha de Triathlon Formando Campeões.

O detalhe que mais chamou a atenção de todos os presentes, foi o quanto a garotada se divertiu e, sobretudo, se envolveu, chegando a darem nomes para cada árvore plantada, incluindo o do triatleta olímpico, padrinho e idealizador do projeto, Juraci Moreira.

“Ficamos impressionados com o fato das crianças, por iniciativa própria, colocarem nomes em cada uma das árvores, isso mostra o quanto estão engajados. Inclusive, a maioria dos alunos chegou a ‘mapear’ e colocar os pontos de referências para seguir acompanhando de perto o crescimento daquela mesma árvore que ajudaram a plantar”, finalizou Mantovani.

Faz parte da rotina da Escolinha de Triathon realizar ações diretas que envolvam os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável promovidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Além orientar o alunos para proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas, eles aprender outras grandes valores que buscam um futuro melhor para a sociedade e o planeta, tais como consumo sustentável, redução das desigualdades, educação de qualidade, saúde, bem estar e saneamento básico, entre outros.

Compartilhar:

  • Data: 12/05/2023 01:05
  • Alterado:12/05/2023 13:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Escolinha de Triathlon









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados