Aluno vê sonho de ter inglês fluente prestes a se realizar em intercâmbio do Prontos pro Mundo
Estudante da região de São José do Rio Preto nunca andou de avião e agora vai morar no Reino Unido por três meses
- Data: 25/09/2024 09:09
- Alterado: 25/09/2024 09:09
- Autor: Redação
- Fonte: Agência SP
A conquista de uma das primeiras vagas no Prontos pro Mundo também trará uma nova experiência à vida de Arthur
Crédito:Governo de SP
Na região de São José do Rio Preto, 68 estudantes estão entre os 500 alunos classificados para o primeiro programa de intercâmbio internacional da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), o Prontos pro Mundo. Arthur Rodrigues Martins, de 17 anos, aluno da Escola Estadual Professora Maria Pilar Ortega Garcia, de Nova Canaã Paulista, está entre eles.
Mais de 9 mil quilômetros separam a cidade no interior paulista do Reino Unido, seu destino para três meses de estudo fora do Brasil. Para ele, o intercâmbio encurtará a distância entre o Ensino Médio e a realização de outro sonho, o de cursar Astronomia em uma das universidades dos Estados Unidos. “O intercâmbio será a oportunidade de aprimorar o aprendizado na língua inglesa e conquistar a fluência no idioma, indispensável para que eu possa fazer uma faculdade de astronomia dos Estados Unidos”, conta.
A conquista de uma das primeiras vagas no Prontos pro Mundo também trará uma nova experiência à vida de Arthur. “Nunca andei de avião. Estou com medo, mas curioso pela experiência”, conta o estudante. O pai, Eder, é professor de arte da rede municipal de ensino de Nova Canaã Paulista, e a mãe, Julia, tem um negócio próprio e é cozinheira.
Assim como Nova Canaã Paulista, 416 municípios do estado com alunos elegíveis à temporada de estudos fora do Brasil — ou seja, que cumpriram todas as etapas de seleção — terão ao menos um representante na viagem a um país de língua inglesa.
Austrália, Canadá, Reino Unido e Nova Zelândia estão entre as localidades para onde os 500 estudantes da rede pública paulista embarcarão nos primeiros meses de 2025. Durante o período, os estudantes serão matriculados em escolas de Ensino Médio (high school) locais e ficarão hospedados em casas de família.
“Estamos muito orgulhosos da dedicação de nossos estudantes. Diretores e diretoras das escolas estaduais estão relatando a inspiração instantânea que essa divulgação tem causado em outros estudantes, que têm a comprovação em seus colegas que este é um sonho possível”, comenta o secretário da Educação Renato Feder.
Uma nova seleção será feita ainda este ano para outras 500 vagas do programa, com embarque previsto para o segundo semestre de 2025. A seleção será composta por etapas de provas e as outras regras estabelecidas por edital.
O intercâmbio do Programa Prontos pro Mundo terá duração de três meses, será 100% gratuito, com todos os custos e organização providenciados pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Itens como documentos pessoais (passaporte, visto), matrícula na escola, material didático, hospedagem, aulas, traslados no Brasil e no exterior e passagens aéreas serão cobertos. Os alunos receberão também verbas para custos que antecedem a viagem e uma bolsa intercâmbio para suas despesas pessoais durante a estadia no exterior. Esta é a primeira vez que alunos da rede estadual paulista são beneficiados com intercâmbio internacional.
A lista com os 500 estudantes selecionados para a viagem internacional a países de língua inglesa pode ser conferida no portal do Prontos pro Mundo, em https://www.prontospromundo.educacao.sp.gov.br/.