Alunas de moda apresentarão coleção no Concurso dos Novos DFB Festival 2019
Entre as oito finalistas, a Faculdade Santa Marcelina é a única de São Paulo selecionada para participar da competição, que ocorre em Fortaleza
- Data: 14/05/2019 14:05
- Alterado: 14/05/2019 14:05
- Autor: Redação
- Fonte: Faculdade Santa Marcelina
Crédito:Divulgação
Estudantes do 5º semestre do curso de Moda da Faculdade Santa Marcelina – Beatriz Branco Pungilo, Giovana Pimentel Porto, Letícia Portugal Tavares Pessoa, Victória Jerez Quedas e Walquiria Ruiz de Lima – são finalistas do Concurso dos Novos DFB Festival 2019, competição mais tradicional entre instituições de ensino de moda do Brasil. O evento ocorrerá nos dias 17 e 18 de maio, no Aterro da Praia de Iracema, em Fortaleza (CE).
Entre as oito instituições finalistas, a Faculdade Santa Marcelina é a única de São Paulo selecionada para participar da competição. A coleção, denominada Himarra, que foi desenvolvida exclusivamente para o Concurso, representa os sentimentos de animais marinhos do oceano do litoral brasileiro, que vivem em meio a poluição, resíduos plásticos de diversos tamanhos, óleo industrial, material químico tóxico, entre outros, que comprometem a situação das espécies neste território. O material plástico e tecidos sintéticos da coleção foram reutilizados do acervo particular das alunas ou doados por quem o descartaria.
Para Walquiria Caversan, professora do curso de Moda da Faculdade Santa Marcelina e orientadora da coleção Himarra, esta é uma oportunidade para os alunos se desenvolverem profissionalmente no mercado da moda. “Além de vivenciar na prática o projeto, os estudantes ganham visibilidade e reconhecimento por apresentar seus trabalhos em um dos principais eventos de moda do Brasil”, comenta.
Em comemoração aos 20 anos do evento, o tema do Concurso dos Novos DFB Festival 2019 é CRIATIVIDADE É A NOSSA PRAIA, que propõe a interpretação de um cenário que representa a moda autoral brasileira: as orlas, praias e litorais.?A banca de jurados é composta pelos estilistas Cândida Lopes e Lindebergue Fernandes, a apresentadora Fernanda Levy e o influenciador Luiz Victor Torres, que irão analisar critérios técnicos e artísticos das apresentações: modelagem, montagem, styling e criatividade.
A equipe que conquistar o 1º lugar receberá o troféu DFB 2019, além de R$ 10 mil. Já as equipes que ficarem em 2º e 3º lugares, serão contempladas com o troféu. Foram registrados trabalhos de instituições de sete estados: Ceará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.