Alunas de Alphaville irão representar o Brasil no 2019 Model G20 Task Force
Alice Pimentel e Victoria Maia fazem parte do grupo de 20 estudantes selecionadas para representar a equipe brasileira no Japão no fórum internacional de jovens líderes
- Data: 16/05/2019 14:05
- Alterado: 16/05/2019 14:05
- Autor: Redação
- Fonte: Communica Brasil
As alunas Alice Pimentel (17) e Victoria Maia (17) do Ensino Médio da Escola Internacional de Alphaville farão parte de um seleto grupo de 20 estudantes de todo o mundo aceitos para integrar o 2019 Model G20 Task Force na Y20, o mais influente fórum internacional de jovens líderes que acontece no Japão, de 26 a 30 de maio. O grupo irá representar a comunidade global de Ensino Médio em um dos eventos oficiais que antecedem o encontro da cúpula do G20, o grupo dos 19 países industrializados e emergentes mais importantes e a União Europeia (UE), em junho, em Osaka.
Na Y20, o grupo irá observar e participar de discussões sobre políticas globais em tempo real, aprimorando seu conhecimento e contribuindo efetivamente nos processos políticos globais, além de terem a oportunidade de desenvolverem o discurso com os formuladores de políticas. Para 2019, o tema escolhido foi comércio internacional, o futuro do trabalho, meio ambiente e o impacto nos negócios.
O grupo terá a tarefa de representar a perspectiva e a voz da comunidade global do Ensino Médio. Este grupo estudará temas, participará de discussões e depois preparará um material pedindo que a cúpula do G20 considere a recomendação global da perspectiva adolescente, a fim de preparar os jovens para enfrentarem os desafios importantes de hoje e das próximas décadas.
“Nossa escola sempre se preocupou em formar cidadãos do mundo e este tipo de evento faz com que os alunos entendam a interdependência dos países. É uma experiência que transforma. Eles voltam diferentes”, diz Ricardo Chioccarello, Gestor da Escola Internacional de Alphaville.
O caminho para integrar a força tarefa para o Japão começou em fevereiro, quando Alice e Victoria, juntamente com o colega Lucas Arditti Malfitani, participaram de uma simulação do G20 na China, que reuniu 300 estudantes de 25 países. “A experiência foi ótima. Conheci lugares novos, pessoas e culturas diferentes, mas com uma perspectiva diferente”, diz Alice.
Para Victoria, foi uma oportunidade de ouvir e conhecer problemas atuais enfrentados por outros países, alguns deles que sequer temos muitas notícias. “Nas discussões na China, tive a oportunidade de ajudar a criar soluções para ajudar pessoas ao redor do mundo. Ouvir tantas ideias nos traz um aprendizado gigantesco. Temos que colocar em prática competências que aprendemos e desenvolvemos na escola, como falar em público, expressar opiniões sem ferir a pessoa com quem estamos falando, respeitar o outro com suas diferenças”, explica a estudante.
Toda essa experiência vivenciada na China foi depois compartilhada com outras turmas da Escola Internacional de Alphaville. “Voltei inspirada e com vontade de inspirar outras pessoas. E quero fazer isso depois, quando voltar do Japão”, afirma Victoria. Alice concorda: “Vou para o Japão com vontade de aproveitar ao máximo esta oportunidade, para depois compartilhar esse aprendizado com outros”.
Para Simon Franks, professor de Global Studies da Escola Internacional de Alphavile, é importante para o Brasil ter estudantes que o representem em um evento tão importante. “Apesar de ter muitos temas negativos sendo divulgados todos os dias, como a corrupção, o Brasil é um país com um povo criativo, colaborativo, que recebe bem as outras culturas. O brasileiro tem muito a oferecer nas discussões mundiais, e a Alice e a Victoria serão representantes capacitadas. Elas desenvolveram competências, como a proficiência no inglês, que permitem que participem com sucesso de eventos globais como esse”.