Alesp debate orçamento 2014 com prefeitos do ABC
São Caetano reivindica melhorias para saúde em discussão sobre o Orçamento Estadual
- Data: 22/10/2013 11:10
- Alterado: 22/10/2013 11:10
- Autor: Caio Bruno
- Fonte: PMSCS
Crédito:
O prefeito de São Caetano do Sul, Paulo Pinheiro, participou nesta segunda-feira (21) de audiência pública da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) para debater o Orçamento do Estado para 2014 junto a deputados estaduais e demais prefeitos da região do ABC.
Realizado no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, o evento teve como objetivo a discussão por parte dos munícipes sobre as prioridades do Orçamento, a entrega por parte do colegiado dos prefeitos de 51 propostas regionais em áreas como mobilidade, inclusão social e desenvolvimento urbano, totalizando quase R$ 8 bilhões, e a apresentação de demandas individuais de cada cidade.
Além das propostas regionais, cuja maioria engloba São Caetano, Paulo Pinheiro reivindicou auxílio do governo do Estado no custeio e na manutenção de hospitais e outras unidades de saúde.
“Os governos estadual e federal têm como prática a construção desses equipamentos e deixam o custeio, que é o mais caro, para as prefeituras, que penam para manter as unidades. Felizmente esta prática está mudando aos poucos e o conceito de ajuda parcial ou total no financiamento está tomando força”, afirmou o prefeito de São Caetano.
“Contamos com o apoio dos deputados para levar essa demanda para o Orçamento de 2014 e para transformá-la em política pública”, concluiu Paulo Pinheiro, lembrando que as propostas regionais já foram apresentadas também para a Secretaria Estadual de Planejamento e Desenvolvimento Regional, em julho, pelo Consórcio.
Presidida pela deputada estadual Regina Gonçalves, integrante da Comissão de Finanças da Alesp, a audiência pública obteve êxito, segundo a parlamentar.
“Tivemos uma reunião muito produtiva, com participação de moradores da região que deram ideias para nossas emendas ao Orçamento e também aos prefeitos que, com suas contribuições, enriqueceram o debate.”
Anfitrião, o prefeito de Santo André, Carlos Grana, destacou que a obtenção de maiores resultados regionais deve-se à nova fase do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. “É o melhor momento desse colegiado. Deixamos as questões políticas e partidárias de fora. Estamos integrados e unidos”, pontuou.