Alesp aprova nova composição do Conselho de Ética para os próximos dois anos
Grupo é formado por nove parlamentares indicados pelas lideranças partidárias; corregedor da Casa tem direito a voto
- Data: 19/04/2023 07:04
- Alterado: 19/04/2023 07:04
- Autor: Redação
- Fonte: Alesp
Votação ocorreu em sessão ordinária desta terça-feira (18)
Crédito:Rodrigo Romeo
Os deputados e deputadas que irão compor o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo durante o biênio 2023-2024 foram anunciados durante sessão realizada nesta terça-feira (18). A nova composição foi aprovada por aclamação pelo Plenário.
O Conselho é formado por nove parlamentares indicados pelas lideranças da Alesp e as cadeiras do grupo colegiado respeitam o princípio da proporcionalidade partidária. O presidente da Casa, deputado André do Prado, conduziu a votação da lista que conta com nove deputados efetivos e nove suplentes.
Os integrantes efetivos escolhidos para compor o Conselho de Ética durante o primeiro biênio da 20ª legislatura são: Carlos Cezar (PL); Emídio de Souza (PT); Barros Munhoz (PSDB); Altair Moraes (Republicanos); Edmir Chedid (União); Ediane Maria (Psol); Eduardo Nóbrega (Podemos); Marta Costa (PSD) e Delegado Olim (PP).
Já os deputados suplentes, respectivamente, são: Agente Federal Danilo Balas (PL); Enio Tatto (PT); Vinicius Camarinha (PSDB); Rui Alves (Republicanos); Solange Freitas (União); Monica Seixas do Movimento Pretas (Psol); Gerson Pessoa (Podemos); Paulo Corrêa Jr (PSD) e Capitão Telhada (PP).
Conselho
O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar é o órgão do Legislativo responsável por preservar a dignidade dos mandatos, observando os preceitos do Código de Ética e Decoro Parlamentar e do Regimento Interno da Alesp.
Além dos nove integrantes efetivos, o corregedor da Assembleia Legislativa também participa das deliberações do Conselho, com direito a voz ativa e voto. Na atual legislatura, a Corregedoria Parlamentar é comandada pelo deputado Alex de Madureira (PL).