Airto Moreira faz apresentação gratuita em São Paulo
O renomado percussionista tocou o repertório de seu primeiro trabalho gravado no Brasil em mais de meio século de carreira
- Data: 05/06/2019 10:06
- Alterado: 05/06/2019 10:06
- Autor: Rodilei Morais
- Fonte: Agência ISO/ABCdoABC
Airto Moreira
Crédito:Rodilei Morais/ABCdoABC
O percussionista Airto Moreira se apresentou no teatro do Sesc Consolação nesta segunda-feira (03) como parte do projeto Instrumental Sesc Brasil. Com ingressos gratuitos, o público lotou o Teatro Anchieta para prestigiar o novo trabalho de um dos mais consagrados artistas brasileiros no exterior.
Apesar da longa e premiada carreira do músico, “Aluê”, álbum que dá nome ao show, é seu primeiro trabalho gravado no Brasil. Radicado nos Estados Unidos há 50 anos, Airto construiu seu legado no jazz mundial tocando ao lado de nomes como Cannonball Adderley, Chick Corea e até mesmo o lendário Miles Davis. O brasileiro participou da gravação de “Bitches Brew”, no qual Miles desbravou os primeiros terrenos do fusion jazz.
O repertório do disco revisita temas importantes na carreira de Airto, como “Sea Horse”, “I’m Fine, How Are You?” e a própria faixa título, gravada originalmente em seu primeiro disco solo em 1970, ao lado de sua esposa, a cantora Flora Purim. Além destes, estão presentes novas composições, “Não sei pra onde, mas vai” e “Guarany”, ambas gravadas em um único take, estão entre elas.
Airto toca acompanhado dos músicos Carlos Ezequiel (bateria), que também produziu o álbum, Fábio Leandro (piano), José Neto (guitarra) Sizão Machado (contrabaixo) e Vitor Alcântara (flauta e saxofones). No disco, sua filha, Diana Purim ainda está presente na voz. O resultado é uma série de elaborados arranjos onde a percussão com os mais variados objetos de Airto, que por vezes assume também a bateria, brilha.
Após a apresentação, os músicos ainda participaram de um bate-papo com o público, respondendo uma série de perguntas. Airto comentou entre elas a origem do nome “Aluê”: quando tocava com Miles Davis em São Francisco, em um final de semana sem shows, o grupo resolveu fazer um passeio em Big Sur, praia da costa oeste norteamericana. Entre queijos, vinhos e viagens ocasionadas por algo que Airto não comentou, o primeiro raio de sol no amanhecer na praia fez a palavra surgir na mente do músico. O bate-papo completo, bem como a apresentação em si, ficará disponível no site do projeto Instrumental Sesc Brasil.
Airto Moreira tem compromisso marcado neste domingo (09) como convidado do trombonista e saxofonista Raul de Souza, com quem tocou pela última vez ainda nos Estados Unidos. A apresentação ocorrerá no Sesc Pinheiros.