Ainda há tempo de ver Exposição ANITA—Gravadora

Exposição acontece na Pinacoteca Municipal de São Caetano, no bairro Santa Paula, terminando no dia 31 de julho

  • Data: 19/07/2013 09:07
  • Alterado: 19/07/2013 09:07
  • Autor: Redação
  • Fonte: Jornal da USP
Ainda há tempo de ver Exposição ANITA—Gravadora

Crédito:

Você está em:

A exposição oferece ao público a oportunidade de conhecer um aspecto menos divulgado da obra de Anita Malfatti, a gravura. Com obras do acervo do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-USP), a curadoria é da Profa. Dra. Elly Rozo Ferrari (USP). Pela primeira vez no Grande ABC um dos maiores nomes da Arte Moderna do Brasil.

GRAVURAS PIONEIRAS
Apesar da beleza das imagens, Anita gravava, segundo alguns indícios, esporadicamente. “Ela vendeu uma ou outra cópia nas individuais e deu algumas de presente”, diz Marta. “Anita não vislumbrou, talvez, um mercado para os seus trabalhos. Por essa razão, não fez as tiragens habituais de suas matrizes. Há raros exemplares conhecidos e há alguns que nunca foram localizados.”

Anita Malfatti não imaginou que um dia as matrizes que ela gravou, há quase um século, tivessem um cuidado tão especial. Ou que, no futuro, pesquisadores como Marta e Ana Paula pudessem se dedicar durante anos para conseguir recuperá-las, transpor as imagens no papel. E apresentá-las em uma exposição com o brio merecido.

Quando os visitantes entrarem no salão e virem as gravuras recém-impressas por Rosa Esteves e cuidadosamente emolduradas pela equipe de montagem da Coleção de Artes Visuais do instituto, irão se surpreender com essa face inusitada da artista. “As gravuras não escondem as marcas do tempo sobre as matrizes”, explica Marta. “Elas foram recuperadas, mas deixamos as manchas e sinais das alterações do metal sofridas no decorrer de mais de 90 anos.”

Marta conta que as placas apresentavam oxidações. Algumas foram atenuadas e outras permaneceram. “O público verá as gravuras no papel e as matrizes. Também poderá apreciar documentos do arquivo da artista relacionados com as imagens apresentadas. Há ainda os cadernos de desenho. Um deles, em especial, fornece dados sobre Anita na época em que esteve nos Estados Unidos, com anotações de aulas e esboços de gravuras.”

Compartilhar:
1
Crédito:Fundação Pró-Memória
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 19/07/2013 09:07
  • Alterado:19/07/2013 09:07
  • Autor: Redação
  • Fonte: Jornal da USP









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados