Água Legal chega para 20 mil pessoas de comunidades na região de Itaquera
Regularização de ligações de água e esgoto, que contam com investimento de R$ 10 milhões, proporcionam mais saúde e qualidade de vida para a população
- Data: 30/07/2021 09:07
- Alterado: 30/07/2021 09:07
- Autor: Redação
- Fonte: Sabesp
Crédito:reprodução
A Sabesp irá regularizar as ligações de água para cerca de 20 mil pessoas na região de Itaquera, zona leste da Capital, por meio do Programa Água Legal. Os moradores das Comunidades Guilherme de Abreu Sodré, Barão de Benfica, Barão Carvalho do Amparo, Águia de Haia, Cambalacho, Esperantinópolis e Jardim Eliane, serão beneficiados com redes e ligações de água. Com o investimento de R$ 10 milhões, financiados pelo Banco Mundial, as obras devem ser concluídas até maio/2022.
A Companhia já começou os trabalhos junto à Comunidade Savoyzinho, onde residem cerca de 4 mil pessoas. Lá, além do benefício da água tratada também haverá a implantação de redes coletoras de esgoto, beneficiando os moradores e contribuindo para a despoluição do córrego Pelegrino, um dos afluentes do rio Tietê. Serão assentados aproximadamente 3 mil metros de redes de água e de esgoto, além da execução de 1.000 ligações de água e de esgoto. Todo o esgoto coletado na comunidade será encaminhado para a Estação de Tratamento Parque Novo Mundo.
A instalação das redes e ligações está sendo feita por meio de contratos de performance, pelo qual a empresa contratada é remunerada com base nos resultados obtidos e metas cumpridas. A previsão é de que os trabalhos na Comunidade Savoyzinho sejam concluídos até janeiro de 2022.
O propósito do Água Legal é levar saúde e qualidade de vida para a população, bem como a preservação dos recursos hídricos ao combater perdas de água. A ação ainda assegura cidadania à população dos bairros atendidos, na medida em que os moradores passam a ter comprovante de endereço com a conta d’água. O programa tem a finalidade de regularizar ligações de água em áreas de alta vulnerabilidade social, mediante autorização dos órgãos competentes. Nessas localidades, em geral os moradores são abastecidos de modo precário por tubulações improvisadas e sujeitas à contaminação. Em quatro anos, cerca de 500 mil pessoas tiveram suas ligações regularizadas pela Sabesp por meio do Água Legal. A meta é até 2025 beneficiar mais de 870 mil pessoas somente na Grande São Paulo.
O Água Legal colocou a Sabesp entre as empresas vencedoras do prêmio “Cases de Sucesso em Água e Saneamento (ODS 6) 2019”, da Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa da ONU que reconhece as melhores ações da área no Brasil e qualifica o debate sobre o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6 – Água e Saneamento.