“Agosto Indígena” honra a cultura e sabedoria dos povos originários
Passeio, teatro e oficinas fazem com que o público se aproxime dos povos originários.
- Data: 30/07/2024 16:07
- Alterado: 30/07/2024 16:07
- Autor: Redação
- Fonte: Sesc São Caetano
O Guerreiro e o Curupira
Crédito:Dayane Nunes
No mês de agosto, o Sesc São Caetano celebra o “Agosto Indígena”, um período dedicado à valorização da cultura e sabedoria dos povos originários do Brasil. Durante os sábados do mês, uma série de eventos e atividades será realizada para promover o entendimento e respeito pela diversidade étnica, além de conscientizar sobre a importância da preservação das tradições ancestrais.
Entre as iniciativas programadas, destacam-se cursos, oficinas e apresentações que permitem ao público se aproximar das tradições indígenas. O teatro será uma forma de narrativa cultural com a apresentação de “O Guerreiro e o Curupira”, pelo Grupo de Artes Dyroá Bayá, uma história que não só entretém, mas também ensina sobre os valores e mitos indígenas. A peça “O Guerreiro e o Curupira” ocorrerá no dia 3/8, das 16h30 às 17h30.
O trajeto decolonial pelo município de São Caetano do Sul, guiado por especialistas como Milene Valentir, Diga Rios, Karai Mirim e Silvia Muiramomi, oferece uma oportunidade única para explorar marcos históricos da presença indígena na região. O trajeto Decolonial em São Caetano do Sul, ocorrerá no dia 10/8, das 14h às 18h30, com saída do Sesc São Caetano.
Além disso, serão oferecidos cursos de artesanato, como a confecção de colares e pulseiras de açaí, ministrados por Avani Florentino, da etnia Fulni-ô, proporcionando não apenas aprendizado sobre técnicas tradicionais, mas também um mergulho na cultura e cotidiano desse povo. A Oficina de Colares e Pulseiras de Açaí do Povo Fulni-ô, ocorrerá no dia 24/8, das 10h às 12h.
Arte Afro-Indígena na Cabaça com William Briga e Gabriela Gomes (IÊ Cultural) é uma oficina que celebra a rica mistura cultural brasileira, valorizando a fusão entre os povos indígenas e negros diaspóricos. O artesanato em cabaça não só desperta a criatividade, mas também promove o trabalho em equipe, a troca de ideias e experiências, fortalecendo a identidade comunitária deixada por esses povos. A atividade ocorrerá no dia 31/8, sábado, das 14h às 16h.
Para participar das atividades, verifique a necessidade de realizar inscrição prévia pelo app Credencial Sesc SP ou a retirada de senha 30 minutos antes, para o acesso gratuito às diversas experiências culturais oferecidas ao longo do mês.
Participe dessas atividades e celebre a riqueza da cultura indígena, contribuindo para um Brasil mais diversificado e inclusivo.
SERVIÇO:
Sábados do mês de agosto
Recomendação etária: Livre
Ingressos: Grátis.
Para informações sobre outras programações acesse o portal sescsp.org.br
Sesc São Caetano
Rua Piauí -554 Santa Paula – São Caetano do Sul