Agenda 54º Festival de Inverno de Campos do Jordão

Confira a programação de 25 a 28 de julho

  • Data: 25/07/2024 08:07
  • Alterado: 25/07/2024 08:07
  • Autor: Redação
  • Fonte: Osesp
Agenda 54º Festival de Inverno de Campos do Jordão

Crédito:Reprodução/Festival de Inverno de Campos do Jordão

Você está em:

Reconhecido como o maior e mais tradicional evento de música clássica da América Latina, o Festival de Inverno de Campos do Jordão chega à sua 54ª edição em 2024 – ele não ocorreu apenas em 2020, por conta da pandemia do coronavírus. A programação artística acontece entre 29 de junho e 28 de julho e está dividida entre três espaços em Campos do Jordão e dois na capital, com eventos na Sala São Paulo e no Instituto Mackenzie. O Festival de Campos do Jordão é uma realização da Fundação Osesp e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.

São mais de 60 concertos neste ano, todos eles com entrada gratuita e distribuídos entre três locais da cidade da Serra da Mantiqueira: o tradicional Auditório Claudio Santoro (apresentações de sexta a domingo); o popular Parque Capivari (sábados e domingos, e também dias 08 e 09/jul); e a bela Capela São Pedro Apóstolo, localizada no Palácio Boa Vista (sábados e domingos). A capital paulista também tem uma agenda de apresentações diversa: na Sala São Paulo, as apresentações acontecem aos sábados e domingos na Sala de Concertos e, na segunda metade do Festival, na Sala do Coro, entre segunda e sexta. Uma novidade desta edição é a parceria com o Instituto Mackenzie, que recebe não só o Módulo Pedagógico do evento como alguns recitais na primeira quinzena de julho, no Auditório Escola Americana e no Auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis (entre segunda e sábado, com ênfase em performances de Artistas do Festival).

Considerado o “coração” do Festival, seu Módulo Pedagógico oferece nesta edição 137 bolsas de estudo integrais a jovens músicos: são 119 bolsas para instrumentistas, seis para regentes, seis para piano e seis para violão. Durante um mês, os alunos têm atividades de Prática de Orquestra, Música de Câmara, Música Antiga e Camerata, além de integrarem a Orquestra do Festival, a Orquestra Bach (de Música Antiga) e a Camerata do Festival, com diversos concertos agendados em todos os palcos. Nesta edição são duas semanas de prática orquestral e duas de música de câmara, música antiga e camerata, com 65 professores e um total de aproximadamente 1.200 horas-aula.

A programação atualizada pode ser acessada no site oficial do Festival de Campos do Jordão.

ÚLTIMOS DIAS DE FESTIVAL

Nestes últimos dias de Festival de Inverno, entre 25 e 28/jul, receberemos as apresentações derradeiras na Sala do Coro, localizada no segundo andar da Sala São Paulo: nesta quinta (25/jul), apresentam-se quatro grupos de sopros a partir das 19h; e, na sexta (26/jul), teremos recitais dos bolsistas da classe de contrabaixo seguidos dos alunos da classe de percussão do evento, também às 19h.

No belo Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão, o destaque vai para a presença de mais uma atração internacional (a Orquestra Sinfônica Nacional da Colômbia, sob a batuta de Yeruham Scharovsky, dia 26/jul às 20h30); e mais uma apresentação da Orquestra do Festival, formada por bolsistas desta edição, agora dirigida pelo maestro brasileiro Marcelo Lehninger (27/jul, 20h30). O animado Parque Capivari, por sua vez, receberá neste fim de semana performances da Orquestra Sinfônica de Guarulhos com os alunos de regência do Festival (27/jul, 11h); e da São Paulo Big Band dirigida por Daniel D’Alcântara (27/jul, 16h).

Os próximos dias trazem também os recitais finais na impactante Capela São Pedro Apóstolo, localizada junto ao Palácio Boa Vista: do Núcleo de Música Antiga do CAEB de São José dos Campos (27/jul, 17h), e do quinteto Camaleon Bassoons com o fagotista convidado Afonso Venturieri (28/jul, 11h).

Por fim, nossa querida Sala São Paulo recebe, no domingo (28/jul, 11h), o concerto de encerramento da Orquestra do Festival, regida por Marcelo Lehninger – momento em que também serão conhecidos os bolsistas premiados desta edição, entre eles, o(a) vencedor(a) do aguardado Prêmio Eleazar de Carvalho. Esta apresentação contará com transmissão ao vivo no YouTube do Festival de Campos do Jordão.

PRÊMIOS E BOLSAS

O Prêmio Eleazar de Carvalho contemplará o/a bolsista que mais se destacar nessa edição, concedendo a ele/a uma bolsa de US$ 1.400 mil (um mil e quatrocentos dólares) mensais para estudar por um período de até nove meses em uma instituição estrangeira de sua escolha, além de ter cobertas as despesas de translado entre o Brasil e o exterior. A Fundação Osesp poderá premiar outros bolsistas que se destacarem durante as atividades com bolsas na Academia de Música da Osesp.

SOBRE O FESTIVAL DE INVERNO DE CAMPOS DO JORDÃO

Criado em 1970 pelos maestros Eleazar de Carvalho, Camargo Guarnieri e Souza Lima, o Festival de Campos do Jordão combina, com excelência, uma programação de música de concerto a um trabalho pedagógico amplo e qualificado. Ao longo de suas 54 edições, o evento se consolidou como o maior e mais importante festival de música clássica da América Latina, oferecendo aos bolsistas a vivência com importantes nomes da música nacional e internacional e, paralelamente, uma programação cultural de qualidade, que beneficia não somente a cidade de Campos do Jordão (SP) como todo o seu entorno, ampliando as oportunidades de acesso à música erudita.

REALIZAÇÃO

A 54ª edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão tem o patrocínio de Sabesp e Itaú e apoio de Kinea Investimentos e Minalba, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Parceiro de Mídia: Folha de São Paulo. Apoio Institucional: Centro Histórico e Cultural Mackenzie, Acam Portinari, Parque Capivari e Prefeitura de Campos do Jordão. Realização: Fundação Osesp, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução. O evento tem direção geral de Marcelo Lopes, coordenação artístico-pedagógica de Fabio Zanon, direção pedagógica de Rogério Zaghi e coordenação de planejamento artístico de Gabriela de Souza. A coordenação de produção executiva e técnica é de Alessandra Cimino.

Compartilhar:

  • Data: 25/07/2024 08:07
  • Alterado:25/07/2024 08:07
  • Autor: Redação
  • Fonte: Osesp









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados