Agência GABC promove capacitação sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
A ação visa a implantação do tema na agenda prioritária da entidade
- Data: 25/07/2022 16:07
- Alterado: 16/08/2023 23:08
- Autor: Redação
- Fonte: Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC
Agência de Desenvolvimento promove capacitação sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Crédito:Divulgação
A Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC promoveu, nesta segunda-feira (25/07), uma capacitação sobre os Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) para os colaboradores da entidade, servidores públicos da Câmara Municipal de Ribeirão Pires e representantes do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.
Com o objetivo da implantação do tema na agenda prioritária da entidade, a explanação foi conduzida pelo Doutor em Política Científica e Tecnológica, Luis Paulo Bresciani, que atua no DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). Na ocasião, Bresciani explicou sobre a história dos 17 objetivos, bem como as 169 metas presentes na Agenda 2030.
O tema será discutido de forma regional no próximo dia 24 através do evento “Desafios e Caminhos da Sustentabilidades no Grande ABC”, o qual demonstrará as intervenções realizadas pela Câmara Municipal de Ribeirão Pires em atendimento à Agenda.
Conforme o presidente da Agência, Aroaldo da Silva, o objetivo, além de aprofundar os conhecimentos sobre o debate, é promover ações em toda a região.
“A Agência vem fomentando iniciativas ligadas à Agenda 2030, a exemplo do projeto piloto da Câmara Municipal de Ribeirão Pires, que tornará o equipamento público o primeiro Legislativo sustentável do país. Por isso, é primordial aprofundarmos sobre o tema para que a Agência e as instituições possam desenvolver políticas públicas, bem como a iniciativa privada através de ações de desenvolvimento sustentável”, disse.
Para o presidente da Câmara de Ribeirão Pires, Guto Volpi, a ação pioneira na região mostra que é possível atender os objetivos sustentáveis adequando a realidade de cada município, instituição ou empresa.
“A iniciativa da Câmara, bem como outros cases que serão apresentados no dia 24, mostram que é possível atender os objetivos da Agenda 2030, mesmo que adequado a cada realidade. Por isso a importância de a Agência seguir com este debate para toda a região, fortalecendo as ações de sustentabilidade integradas entre as cidades”, disse Guto.