Agência GABC debate “Pesquisa, Extensão e Inovação” em seminário na UFABC
Entidade regional participou de evento promovido pela Andifes
- Data: 19/06/2023 16:06
- Alterado: 31/08/2023 21:08
- Autor: Redação
- Fonte: Agência GABC
Agência de Desenvolvimento debate “Pesquisa
Crédito:Divulgação
A Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC participou, na última quinta-feira (15/06), do Seminário promovido pela Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior), sob o tema “Interdisciplinaridade, Inclusão e Excelência no Ensino Superior”. O evento ocorreu na UFABC (Universidade Federal do ABC), em Santo André, e seguiu com a programação durante a sexta-feira (16/06).
O presidente da Agência, Aroaldo da Silva, participou das discussões na mesa sob o tema “Pesquisa, Extensão e Inovação”. Participaram da mesa o presidente da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), Marco Antonio Zago, e a Reitora Pro Tempore da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), Raiane Patrícia Severino Assumpção.
A convite do Reitor da UFABC, Dácio Matheus, o presidente prestou contas da entidade regional e detalhou sobre os trabalhos que têm sido realizados nas áreas em questão. Para Aroaldo, é importante a articulação visando uma política de inovação.
“De fato, para organizarmos a política de inovação, só vamos conseguir com todos os atores. Com o poder público e a sociedade convencidos de que a inovação terá como fruto o processo de desenvolvimento econômico e social na região”, comentou o presidente da Agência, Aroaldo da Silva.
Para ele, as demandas da sociedade devem ser fatores principais nas articulações. “As demandas sociais devem estar no centro dos debates da política de inovação, industrial ou das outras políticas. As universidades exercem papel central por todo acúmulo que vem organizando, muito conectado inclusive com as empresas”, relata.
“A UFABC tem uma característica muito particular para todos, porque é fruto de uma conquista da região. Foram anos que a comunidade do ABC, os atores se organizaram, protestaram para termos esse investimento na região”, finalizou Aroaldo, destacando o papel da Universidade Federal do ABC.