Ágatha e Bárbara brilham no saque e superam argentinas por 2 sets a 0
Brasileiras podem garantir a classificação às oitavas de final em caso de vitória de dupla espanhola contra tchecas, ainda hoje
- Data: 08/08/2016 14:08
- Alterado: 16/08/2023 19:08
- Autor: Redação
- Fonte: CBV
Ágatha (esq) e Bárbara comemoram vitória na segunda rodada
Crédito:Inovafoto/CBV
O saque fez a diferença para o Brasil na abertura da segunda rodada do vôlei de praia. Ágatha e Bárbara Seixas brilharam no fundamento e venceram as argentinas Ana Gallay e Georgina Klug por 2 sets a 0 (21/11, 21/17), em 40 minutos de jogo, pelo grupo B.
As brasileiras podem garantira vaga às oitavas de final ainda hoje, com vitória das espanholas Elsa Baquerizo e Liliana Fernandez sobre as tchecas Slukova e Hermannova, que daria no mínimo o segundo lugar do grupo B às campeãs mundiais.
Além de quebrarem o passe das adversárias em vários momentos, Ágatha e Bárbara anotaram 10 aces na partida, contra nenhum das oponentes campeãs pan-americanas. Oito deles foram marcados por Bárbara Seixas, nome do jogo.
As brasileiras dominaram os dois sets e conseguiram a vitória sem sustos, e agora possuem um retrospecto de sete vitórias e apenas uma derrota contra as argentinas. Elas voltam à quadra na próxima quarta-feira (10.08), às 17h30, contra as espanholas Elsa Baquerizo e Liliana Fernandez, em busca da liderança da chave. Ágatha e Bárbara somam quatro pontos.
Para Ágatha, a virada de bola regular foi tão importante quanto o saque na vitória sobre Ana Gallay e Georgina Klug. “A Bárbara sustentou muito bem a virada de bola, isso fez uma diferença absurda para a gente ter tranquilidade, achar o melhor saque e atrapalhar o sistema defensivo delas. E a gente estudou muito, a gente queria ganhar bem, não dar chance. Além disso, entramos mais tranquilas neste jogo, já tinha passado a estreia”, comentou Ágatha, lembrando que ela e Bárbara têm seis anos de parceria, o que lhes dá um ótimo entendimento.
Para Bárbara, este entrosamento é um fator a ser explorado no próximo jogo, contra as espanholas Elsa e Liliana. “Como sempre, vamos estudar as próximas adversárias, as espanholas, ver no que elas estão melhorando. Vamos descansar, temos um intervalo de um dia para o próximo jogo, e nos planejar. Sabemos que temos de entrar no jogo a 300%”, comentou Barbara, lembrando que a próxima partida é muito importante, pois uma vitória significaria o primeiro lugar da chave.
O JOGO
As argentinas começaram ligadas, abrindo dois pontos no início do set, anotando 4 a 2. A recuperação veio rápido. Em contra-ataque de Ágatha, as brasileiras viraram para 5 a 4. A superioridade técnica foi imposta pelas brasileiras, que não erravam e logo abriram 10 a 4, com oito pontos consecutivos em ótima passagem de Bárbara no saque. Mantendo a vantagem confortável, Bárbara fechou a primeira parcial em 21 a 11, em ataque de fundo.
O segundo set começou da mesma forma, com as argentinas abrindo dois pontos e as brasileiras recuperando o placar na sequência. Em mais uma passagem incrível de Bárbara no saque, com direito a dois aces seguidos, as brasileiras abriram 12 a 9 de vantagem. As argentinas não se deixaram abater e empataram em bloqueio de Gallay: 15 a 15. Mas a tranquilidade das brasileiras voltou a prevalecer para encerrar a partida em 21 a 17.